ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

dr
Redação

Cultura 25.07.2024 07H05

Gualterianas invadem as ruas de Guimarães a partir desta quinta-feira

Escrito por Redação
O cartaz completo traz folclore, fado, bombos, uma feira de artesanato e espetáculos musicais.

Arrancam esta quinta-feira as Festas da Cidade e Gualterianas. Até 6 de agosto, as ruas de Guimarães serão palco de diversas atividades e performances, nomeadamente folclore tradicional, artesanato, e desfiles de grupos de Bombos.


Nesta primeira semana, um dos momentos mais marcante na cidade visa celebrar as tradições e incentivar a renovação do programa artístico local. O vereador com o pelouro da Cultura, Paulo Lopes Silva realça a inauguração da exposição Guimarães Pontos de Vista, da Associação Muralha, na Rua Paio Galvão, no antigo Welcome Center. O espaço também recebe uma “exposição com uma projeção de vídeos e de fotografias da cidade, da coleção de fotografia da Associação Muralha”.


No dia seguinte, sexta-feira, é a vez da Feira do Artesanato de Guimarães, às 18h00, “com uma animação nas imediações para começar a dar essa vitalidade e essa animação às pessoas que procuram”, disse aquando da apresentação do programa em conferência de imprensa. A Feira do Artesanato vai reunir 40 expositores de diversas localidades do país e fica patente até dia 5 de agosto. Já a Praça da Restauração estará em funcionamento entre 2 e 5 de agosto.


Paulo Lopes Silva ressalta que durante os quinze dias de atividades, “várias centenas de milhares de pessoas passam na cidade” num evento que conta com um investimento do município de cerca de 400 mil euros e que "gera um retorno seguramente maior”.


O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança vai na mesma linha e afirma que a cultura tem “é um elemento transformador na sociedade”. Para o autarca, o mais importante do festival “é a manifestação de uma cidade inteira na alegria e na festa”, em que a população é capaz de se ver refletida na sua cultura e raízes. “O investimento em cultura é sempre muito importante, independentemente do seu resultado económico imediato”, finaliza.


A programação completa pode ser encontrada no site oficial.

Deixa-nos uma mensagem