Regional 12.03.2025 18H45
Distrital do CDS saúda o relançamento da PPP no Hospital de Braga
Para o partido, o fim da PPP em Braga, ao invés de privilegiar a qualidade dos cuidados de saúde, "penalizou utentes, administrações hospitalares e profissionais".
A Comissão Política do CDS de Braga saúda a recente decisão do Governo de relançar processos de parceria público-privada (PPP) em cinco hospitais portugueses, incluindo o Hospital de Braga. Em declarações à RUM, o presidente da Comissão Política Concelhia do CDS de Braga, Altino Bessa, refere que o partido sempre se manifestou contra o fim da PPP que vigorou durante cerca de uma década.
"Não foi dada autonomia suficiente às administrações públicas quando os hospitais transitaram para a gestão da esfera pública, e isso levou a uma degradação do serviço prestado aos utentes", refere.
Para o CDS, a inversão desta medida é uma "correção necessária" uma vez que a estrutura perdeu autonomia e capacidade de resposta. "Nós fomos sempre muito críticos com o anterior governo do Partido Socialista por ter acabado com as PPPs, nomeadamente com a PPP aqui em Braga", acrescenta ainda Altino Bessa.
Para o partido de direita trata-se de uma "necessidade" para garantir que a administração do Hospital de Braga consiga fazer uma gestão mais tranquila, de forma a “permitir que os utentes tenham acesso a cuidados de saúde céleres e bem estruturados”.