ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: Maria Carvalho / RUM
Maria Carvalho

Cultura 14.09.2024 07H20

Dora Nunes Gago recebeu o Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga

Escrito por Maria Carvalho
É a segunda mulher a receber este galardão que vai na sua 7ª edição.

A escritora Dora Nunes Gago recebeu, esta sexta-feira, o Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga. Na 7.ª edição do galardão, a escritora foi premiada pela obra ‘Palavras Nómadas’. O prémio foi entregue em mãos esta sexta-feira à tarde numa sessão que se realizou no Salão Nobre dos Paços do concelho, na presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e do presidente da Associação Portuguesa de Escritores, José Manuel Mendes.


Aos microfones da RUM, Dora Nunes Gago destaca a relação entre as viagens e a literatura, como investigadora na área da literatura comparada. "Creio que tenho sempre essa tendência de comparar mundos e culturas, e aí a literatura tem também uma presença importante", reitera. 


Sobre a obra que escreveu, a escritora descreve-a como "um livro de viagens pelo mundo, pela vida e pela literatura". "É um livro de viagens que não se restringem  à exploração de outros países e de outros mundos, são também viagens pela literatura e pela vida", acrescenta. 


Para a autora, este prémio vem reconhecer uma carreira com quase três décadas, doze livros escritos e "um caminho que tem sido duro". "É uma sensação maravilhosa, uma alegria muito grande. Uma grande honra, acima de tudo", finaliza.


O júri, coordenado por José Manuel Mendes e constituído por Guilherme d’Oliveira Martins, Isabel Cristina Mateus e José Manuel de Vasconcelos, decidiu a atribuição do prémio por unanimidade a Dora Gago, considerando 'Palavras Nómadas' "uma obra de variadas e ricas observações concernentes aos lugares por onde transcorrem as viagens relatadas, com descrições de grande vivacidade sensorial, a que não falta o olhar íntimo sobre os lugares e as gentes, bem como a capacidade de captação do que se tem vindo a designar como génie du lieu. Numa prosa de grande fluidez, eivada de reflexões onde se cruzam percepções, memórias, cultura, literatura e história, a autora logra suscitar uma leitura aderente desde as primeiras páginas, cujo ritmo e interesse sabe manter ao longo da considerável extensão da obra”.


Nesta edição do Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga concorreram obras em português e de autores portugueses, publicadas no ano de 2023. O valor monetário foi, para o autor distinguido, de 12.500 euros.


O galardão já distinguiu os autores Paulo Moura, Afonso Cruz, Alexandra Lucas Coelho, Rui Miguel Tovar, António Mega Ferreira, José Pedro Castanheiro e, agora, Dora Nunes Gago.

Deixa-nos uma mensagem