ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves / UMinho
Vanessa Batista

Academia 19.11.2024 12H32

EAAD e Aveiro avançam com doutoramento em Design e Engenharia de Produto

Escrito por Vanessa Batista
Proposta terá de ser submetida ao Senado.

A Escola de Arquitetura, Arte e Design (EAAD), em parceria com a Universidade de Aveiro, está a trabalhar no lançamento de um doutoramento conjunto em Design e Engenharia de Produto.


À margem da cerimónia do 28º aniversário da EAAD, o presidente Paulo Cruz adiantou à RUM que nos próximos meses a proposta deverá ser submetida ao Senado Académico, sendo que a instituição não pretende ficar por aqui. No caso das artes visuais, em particular, a instituição está à procura de novas parcerias a nível interno e externo.


"Temos que tentar construir programas doutorais de qualidade", declara o presidente à RUM. "No caso do design, há poucas semanas, foi publicado um despacho conjunto dos reitores da Universidade do Minho e de Aveiro, instituindo uma comissão promotora num novo doutoramento em design e engenharia de produto e, portanto, nos próximos meses, seguramente conseguiremos propor aos órgãos da universidade, ao Senado Académico e ver aprovada a proposta desse novo curso", explica. 


A expansão a nível europeu, nomeadamente através da Arqus Alliance, deve ser outro dos pontos a ter em consideração. Uma premissa anteriormente defendida pelo reitor da UMinho e sublinhada durante o 28º aniversário da EAAD pelo vice-reitor Eugénio Campos Ferreira.


"É uma oportunidade", a título de exemplo, para a mobilidade de docentes, investigadores e alunos, mas também em termos de "investigação, educação e até de inovação", pelo contacto com novas experiências. Além disso, o responsável frisa o facto de a Arqus ter identificado como área prioritária "o património e a herança cultural europeia", em que a escola poderá dar um importante contributo.


Durante a sessão, foi lançada a coletânea EAAD´25 com textos do antigo reitor Sérgio Machado dos Santos, responsável pela criação desta unidade orgânica, assim como dos três primeiros presidentes da escola: Carlos Bernardo, Paulo Cruz e Vincenzo Riso. Será possível consultar os 150 exemplares impressos no edifício sede da EAAD ou em formato digital. 


Paulo Cruz, que parte para o segundo mandato consecutivo na liderança da escola, espera que esta publicação, sonhada desde o 25º aniversário da unidade, possa vir a beneficar de novos contributos. 


Outra das conquistas deste ano, está relacionada com o concurso ao FCT Tenure em que a EAAD, em conjunto com o Grupo Casais, conseguiu a única cátedra dentro da UMinho. 


A cerimónia fica também marcada pela palestra de Ai Weiwei, artista chinês que alia a produção artística com o ativismo. Uma história de vida repleta de lutas, através do belo, pela liberdade de expressão.

 


Deixa-nos uma mensagem