ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CMB
Elsa Moura

Regional 13.12.2019 12H40

Edifício do Castelo acolhe laboratórios de inovação cultural, urbana e social

Escrito por Elsa Moura
Autarquia ocupa espaço de 500m2 no centro da cidade. Inauguração está agendada para segunda-feira de manhã.
Ricardo Rio explica objectivos do município com estes três laboratórios

false / 0:00

O Edifício do Castelo vai passar a albergar Laboratórios de Inovação cultural, de empreendedorismo social e de inovação urbana.


A Câmara Municipal de Braga inaugura na próxima segunda-feira os ‘Laboratórios de Inovação’, através de três valências que se instalam neste espaço tendo em vista a afirmação do município de Braga  como “pioneiro na interacção com a comunidade e com uma multiplicidade de agentes em todas as áreas da governação municipal para ser uma referência nacional e internacional na esfera da inovação”, segundo Ricardo Rio. "É um espaço que vai albergar um projecto 3 em 1”, defende já que abrange as áreas cultural, social e planemaneto e reflexão de gestão urbana.


Os laboratórios de inovação cultural "contarão com a participação de agentes culturais da cidade no desenvolvimento de vários projectos", explicou à Universitária o autarca bracarense.

Já através dos Laboratórios de Inovação de Empreendedorismo Social, o Human Power Hub – "vai dar sequência ao trabalho de estimulação de novas respostas na esfera social".


A Universidade do Minho surge associada aos Laboratórios de Inovação Urbana. De acordo com Ricardo Rio, os bolseiros vão poder “colaborar com a autarquia em novas políticas municipais na área da mobilidade, sustentabilidade ambiental e em toda a gestão urbana do concelho”.


Para a instalação destes laboratórios, a autarquia arrendou ao proprietário privado de parte do edifício do Castelo, 500m2, mediante o valor mensal de 5 mil euros. O espaço foi entretanto requalificado e preparado para acolher estas três valências. Estima-se que no dia-a-dia venha a ser utilizado por "várias dezenas de pessoas" em trabalho contínuo. Uma parte do edifício, propriedade da Universidade do Minho, permanecerá desocupada.

Deixa-nos uma mensagem