ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Ministro dos Negócios Estrangeiros egípcio, Badr Abdelatty, em conferência de imprensa no CairoAnadolu
Redação

Internacional 12.08.2025 18H56

Egito anuncia negociações com EUA e Catar para cessar-fogo de 60 dias em Gaza 

Escrito por Redação
Duas fontes palestinianas informaram hoje à agência France-Presse (AFP) que uma delegação do Hamas deverá viajar para o Cairo para se reunir com mediadores egípcios.  

O Egito indicou hoje que está a trabalhar num cessar-fogo de 60 dias na Faixa de Gaza com os outros dois mediadores, Estados Unidos e Catar, após Israel ter lançado uma nova fase da ofensiva no território palestiniano.

"Estamos a trabalhar ativamente em total cooperação com os qataris e os americanos", revelou o ministro dos Negócios Estrangeiros egípcio, Badr Abdelatty, em conferência de imprensa no Cairo.


O chefe da diplomacia egípcia referiu que o principal objetivo “é regressar à proposta inicial”, que implica um cessar-fogo de 60 dias, com a libertação de alguns reféns em posse do grupo islamita palestiniano Hamas, em troca de detidos nas prisões israelitas, bem como “a entrega incondicional e irrestrita de ajuda humanitária e médica a Gaza”.


Duas fontes palestinianas informaram hoje à agência France-Presse (AFP) que uma delegação do Hamas deverá viajar para o Cairo para se reunir com mediadores egípcios.

"Uma delegação de alto nível do Hamas, chefiada pelo líder Khalil al-Hayya, chegará ao Cairo hoje ou amanhã [quarta-feira] de manhã, a convite do Egito, e vai reunir-se com as autoridades egípcias", disse uma das fontes à AFP.

A delegação deverá discutir "os esforços do Egito e [dos outros] mediadores" para um cessar-fogo e a libertação de reféns israelitas em troca de prisioneiros palestinianos, afirmou.

"Até à data, não podemos dizer que haja algo de novo para estar otimista, especialmente porque a ocupação [de Israel] está a impedir qualquer acordo", comentou uma segunda fonte à AFP.


Lusa

Deixa-nos uma mensagem