ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Liliana Oliveira

Regional 20.06.2024 13H19

Empresa de Braga cria primeira rede social para idosos de Portugal, Espanha e Brasil

Escrito por Liliana Oliveira
Plataforma foi criada pela Sioslife, sediada em Gualtar, com o objetivo de combater o isolamento social.
Declarações de Jorge Oliveira, fundador da Sioslife

false / 0:00

Nasceu, em Braga, a primeira rede social para idosos. Chama-se Sioslife, partilhando o nome com a empresa que a criou, e pretende, sobretudo, combater o isolamento social.

Esta startup, agora sediada em Gualtar, trabalha, há dez anos, “o setor do cuidado”. “Desde muito cedo que houve uma grande preocupação com o sentimento de isolamento e com a promoção da socialização”, disse em entrevista à RUM, Jorge Oliveira, um dos fundadores da empresa.


A nova plataforma para Idosos, Centros de Dia, Apoio Domiciliário e todas as respostas de apoio à população mais velha permite aos utilizadores “o contacto por chamada ou videochamada, partilha de conteúdos e informação, como músicas, filmes, notícias”. “É, no fundo, alargar o poder da tecnologia de forma simples e intuitiva para que consigam utilizar”, acrescentou o responsável.

Esta ferramenta, permite que os utilizadores conheçam novas pessoas, criem e mantenham relações de amizade e afetividade, seja com irmãos, novos amigos ou de longa data.


Segundo a empresa, “tudo na rede social está desenvolvida num ambiente simples, fácil de utilizar e totalmente seguro”, isto porque, explica Jorge Oliveira, “é uma rede fechada, que só permite o acesso através de um convite” e é exclusiva para a comunidade Sioslife, que tem que ter um sistema interativo da startup.

É expectável que a rede chegue, nesta fase, a cerca de 600 instituições que são já parceiras e que representam 16 mil utilizadores de Portugal, Espanha e Brasil.

A utilização deste sistema pode ou não ter custos para o utilizador, dependendo do contrato estabelecido com a instituição.


“Em Portugal uma em cada cinco pessoas sofre de isolamento social, ou seja, são dois milhões de pessoas. Na União Europeia, temos 93 milhões de pessoas que sofrem de isolamento social, quase 21% da população”, enalteceu o fundador da Sioslife. 


Saiba mais aqui

Deixa-nos uma mensagem