Academia 13.08.2023 09H50
Engenharia da UMinho com dez prémios em dois meses
Entre distinções nacionais e internacionais.
Os investigadores e estudantes da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) somaram, desde junho, uma dezena de distinções científicas nacionais e internacionais.
O centro de investigação Algoritmi teve três equipas com o melhor artigo científico em conferências internacionais. Uma plataforma inteligente para promover o sucesso escolar, de Dalila Durães, Bruno Veloso, Renata Magalhães, Francisco Marcondes, Henrique Lima e Paulo Novais, foi destacada na Sustainable Smart Cities and Territories (SSCt), na Colômbia.
Na 23ª Computational Science and Applications (ICCSA), Lino Costa, Francisco dos Santos e Leonilde Varela foram laureados pelas abordagens multiobjetivo na tomada de decisão na indústria. Já a 'arquitetura' de sistemas inteligentes na saúde proposta por António Chaves, Larissa Montenegro, Hugo Peixoto, António Abelha, Luís M. Gomes e José Machado foi destacada no final das sete IA & Data Science International Conferences, em Guimarães.
Os alunos também obtiveram três galardões. Rita Dias, mestranda em Engenharia e Gestão da Qualidade, teve o melhor artigo entre estudantes na conferência europeia Industrial Engineering and Operations Management (IOEM), em Lisboa. Apresentou um roteiro para a indústria se adequar aos novos níveis de qualidade. Vítor Magalhães realiza o doutoramento no Centro de Sistemas Microeletromecânicos e ressaiu no 7º IEEE Portuguese Meeting on Bioengineering, com um separador de microplásticos baseado em microalgas e um monitorizador portátil de fitoplâncton.
Ainda no Porto, o ACA Innovation Student Challenge foi dominado pelas alunas Sandra Costa, Maria Pereira, Maria Inês Torres e Francisca Falcão, de Engenharia e Gestão Industrial. Lançaram um tijolo sustentável feito de roupas em fim de vida e vão ter um estágio empresarial para trabalhar o projeto.
Há igualmente elogios para as startups. A OmniumAI, que usa AI para a produção de alimentos mais saudáveis e saborosos, venceu o prémio de 20.000 euros do 8º Programa de Aceleração da Startup Braga, coorganizado com a Microsoft e Altice. O projeto junta Óscar Dias, Fernando Cruz, Marta Sampaio, Miguel Rocha e Ricardo Pereira, do Centro de Engenharia Biológica (CEB). A PluggableAI, também da EEUM, foi distinguida na sessão como favorita do público e com o maior potencial de ser patenteada. Este projeto liderado por Bruno Fernandes envia notificações de empresas por app a horas mais favoráveis.
Homenagens de carreira
Entretanto, o primeiro-ministro António Costa e a ministra Elvira Fortunato atribuíram a Medalha de Mérito Científico a Manuel Mota, pioneiro da biotecnologia em Portugal, no Encontro Ciência 23, em Aveiro. Este professor catedrático emérito fundou e dirigiu o CEB. Já Rosa Vasconcelos, do Departamento de Engenharia Têxtil e atual Provedora do Estudante da UMinho, foi homenageada pela Ordem dos Engenheiros - Região Norte, no Dia Regional do Engenheiro, em Braga, pelos seus contributos na área.