ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: UMinho
Tiago Barquinha

Academia 05.08.2020 11H52

Ensino Superior. Novo ano lectivo terá aulas ao sábado

Escrito por Tiago Barquinha
O uso de máscaras é obrigatório.

As aulas e avaliações presenciais vão voltar a ser regra no próximo ano lectivo. Segundo a recomendação emitida esta quarta-feira pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, as universidades e politécnicos devem assegurar todas as regras de higiene para evitar a propagação do novo coronavírus, implementando, por exemplo, o uso obrigatório de máscaras.


De acordo com o documento, em 2020/2021, deverá ser garantido “o ensino e a avaliação presencial como dimensão essencial da educação superior porque promove a equidade entre estudantes em termos de participação e avaliação, proporciona a educação integral dos estudantes e estimula a diversidade de percursos académicos e contribui para a coesão territorial”. Para isso, recomenda-se que "os horários de funcionamento das instituições devem ser alargados, incluindo o sábado na semana lectiva".


O Governo recomenda ainda que seja dada “especial atenção aos alunos do 1º ano dos diferentes ciclos de estudos, como forma de reforçar a sua vinculação aos cursos e às instituições”.


A juntar às normas de segurança habituais, como a desinfecção e o arejamento dos espaços, sempre que possível, de forma a reduzir os contágio, a cada grupo de estudantes deverá ser atribuída uma única sala.


Nos casos em que não em possível acomodar todos os alunos pertencentes a uma determinada turma no mesmo espaço, cumprindo com as normas da Direção-Geral da Saúde, as aulas terão de se ministradas nas instituições com presença do número máximo de estudantes adequado, mas apoiados por tecnologias à distância, promovendo a sua rotatividade em contexto presencial.


Noutro âmbito, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior pede aos centros de investigação das universidades e politécnicos que promovam campanhas de testes virais, assim como estudos imunológicos com base em rastreios serológicos periódicos e continuados o longo do tempo.


Além disso, solicita que seja divulgada e incentivada a utilização pela comunidade académica do sistema digitial StayAway Covid, que deverá ser disponibilizada ainda durante este mês.

Deixa-nos uma mensagem