ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

FOTO: NUNO GONÇALVES/UMINHO
Elsa Moura

Academia 15.01.2025 13H16

Presidente da AAUMinho admite cartaz mais eclético no Enterro da Gata

Escrito por Elsa Moura
O novo presidente da Associação Académica da Universidade do Minho admite, em entrevista à RUM, a elaboração de um cartaz com diversidade de estilos musicais.
Luís Guedes sobre Enterro da Gata e Gata na Praia

false / 0:00

O presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), Luís Guedes, admite que o cartaz do Enterro da Gata possa ser mais eclético em maio de 2025. Na primeira grande entrevista enquanto representante máximo dos estudantes da academia minhota, Luís Guedes admite que "nem sempre é fácil", até pelos valores cada vez mais altos cobrados pelos artistas. 

No ano anterior a atividade resultou num prejuízo de milhares de euros para a estrutura associativa, com a semana de atividade a ter coincidido com outras festas académicas e dias de alerta amarelo devido à chuva. 

Para o dirigente, estes terão sido dois dos motivos para que o evento não tivesse o sucesso pretendido. Por isso, este ano, o calendário do Enterro da Gata foi ajustado na tentativa de não coincidir com a Queima do Porto, de Coimbra, Aveiro e Vila Real, o que poderá "ajudar a que mais estudantes de outras cidades possam também vir a Braga". 


Em 2025 está já assegurada a dispensa de aulas no decorrer da Semana do Enterro da Gata. A novidade tinha sido revelada há algumas semanas pela AAUMinho depois da autorização concedida pelo reitor da UMinho.


Gata na Praia em Portimão com mais equipas que na edição anterior 

Quanto ao cartaz, assume que nos anos mais recentes, a intensificação da aposta em artistas de hip-hop e rap português, resultou também algumas críticas, nomeadamente pela repetição do estilo musical durante uma semana inteira. "É sempre uma questão que se faz bastante, mas este é o estilo mais cobiçado. Procuraremos opções mais diferentes, sabendo que não é fácil. Para permitir alguma liberdade mais criativa na formulação do cartaz procuraremos também mais apoios do Município, porque acaba por ser um evento também dos mais antigos da cidade de Braga", argumentou.


Gata na Praia vai regressar a Portimão e com mais equipas


A Gata na Praia vai regressar a Portimão e com capacidade para levar mais equipas de estudantes da Universidade do Minho nas férias da Páscoa. A novidade foi também adiantada à RUM pelo novo presidente, Luís Guedes.


Em 2024 viajaram até ao sul do país um total de 280 alunos divididos por 35 equipas. A direção da AAUMinho pretende que mais estudantes tenham oportunidade de vivenciar esta experiência de uma semana. Referindo que a cada ano, as inscrições esgotam "em minutos", a edição deste ano deverá contar "com mais algumas equipas", uma possibilidade que está a ser negociada a sul. "A cidade será a mesma, Portimão, em condições semelhantes às do ano passado. Quem lá esteve, sabe que ficamos muito bem alojados e foi uma experiência muito agradável para todos", revelou, confidenciando estar à espera que nesta edição "o tempo ajude".


A Gata na Praia é uma atividade desportiva e recreativa promovida pela Associação Académica da Universidade do Minho na primeira semana de férias da Páscoa.


Nesta grande entrevista à RUM, o novo presidente da AAUMinho abordou ainda as alterações em curso com o novo ministro da Educação, Ciência e Inovação, admitindo que as académicas estão a ficar stressadas com tantos anúncios.


Deixa-nos uma mensagem