ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

UAI
Liliana Oliveira

Regional 02.09.2022 15H01

Entre as dúvidas, uma certeza: brasileiros em Braga não querem Lula no poder

Escrito por Liliana Oliveira
As eleições no Brasil decorrem daqui a um mês, a 2 de outubro.
Ouça aqui a opinião de alguns brasileiros a viver em Braga

false / 0:00

O Brasil vai a votos daqui a precisamente um mês. Em 30 dias de campanha eleitoral, muita coisa pode mudar, mas, por enquanto, as sondagens dizem que Lula da Silva é o candidato que reúne maior percentagem na intenção de votos.

Nas sondagens, o ex-presidente brasileiro soma 45%, seguido por Jair Bolsonaro, atual líder, que reúne 32% das intenções de voto, segundo a sondagem divulgada na noite de quinta-feira pelo Datafolha.

Para vencer à primeira volta, que se realiza a 02 de outubro, é necessário mais de 50% dos votos.

Em terceiro lugar está o líder trabalhista Ciro Gomes, que subiu dois pontos percentuais e encontra-se nos 9% dos votos.


Por cá, há quem não goste de nenhuma das opções e há quem já saiba em quem votar. Em comum há apenas o facto de não quererem Inácio Lula da Silva, de novo no poder. No total, os brasileiros são chamados a escolher um dos 12 candidatos.

Luís Soares e Cláudia Menezes são dois dos muitos brasileiros que escolheram Braga para viver, há cinco anos.

Luís confessa que não tem nenhum candidato de eleição, mas tem uma certeza: “Um dos candidatos não devia lá estar, que é o Lula, porque é um ex-presidiário”. Por outro lado, Bolsonaro “não lhe inspira confiança e não tem competência para ser presidente do país”.

Cláudia já sabe em quem vai votar a 2 de outubro: “Vou repetir o meu voto e votar em Jair Bolsonaro”. Deixou o Brasil há cinco anos, mas garante que não foi por causa da presidência, mas por não ver perspetivas de futuro para o filho.


“As pesquisas atendem a alguns interesses. Não é bem assim o que dizem de o Lula estar na frente. Se ele voltar, tem alguma coisa errada e o Brasil vai ficar a passos largos de se transformar numa Venezuela, porque esse é o projeto deles”, apontou a cidadã brasileira. Para Cláudia, Bolsonaro “é o melhor presidente que o Brasil já teve”.

Independentemente de quem venha a ganhar as eleições, Luís Soares está certo de que o fluxo migratório vai continuar. Portugal tem sido o principal destino e Braga uma das cidades de eleição. Por isso mesmo, Cláudia também pretende permanecer por cá. Luís acredita que não vai ser fácil permanecer no poder quatro anos, independentemente de quem seja o vencedor, porque “os descontentes vão procurar uma saída”.


O brasileiro, que ainda não sabe o que vai colocar no boletim de voto, esperava que o Brasil encontrasse “uma pessoa competente em termos de conhecimento, postura e caráter”. “Não há ninguém perfeito, mas era bom um presidente que tenha uma reputação não duvidosa. Temos 12 candidatos com posturas duvidosas e é difícil ter confiança de que existe algum adequado para o país. O que tenho a certeza é que o Lula não é essa pessoa”, finalizou.

Claúdia Menezes admite que Bolsonaro ainda tem um longo caminho pela frente, mas, diz, “o que depende da caneta dele está sendo feito”.


Mais de 700 mil eleitores brasileiros deslocados estão aptos a votar para as eleições de 2 de outubro. São mais 39% em relação a 2018, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. Este ano, a votação vai acontecer no Instituto Superior de Engenharia do Porto, entre as 08h00 e as 17h00.

Estão elegíveis todos os cidadãos que tenham pedido transferência do título de eleitor até 4 de maio. No dia, basta ir acompanhado de um documento de identidade com fotografia, como o passaporte.

Portugal é o país com a maior comunidade brasileira apta para votar, são mais de 45 mil eleitores, segue-se os Estados Unidos da América.

Deixa-nos uma mensagem