ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

fotografia: Vanessa Batista (RUM)                        
Vanessa Batista

Regional 09.04.2018 12H33

Escola Alberto Sampaio acolhe primeiro Armário 65

Escrito por Vanessa Batista
Armário 65 é um dos projectos vencedores do Orçamento Participativo "Tu decides", promovido pelo Municipio de Braga.
Declarações sobre a iniciativa "Armário 65"

false / 0:00

A Escola Secundária Alberto Sampaio foi a primeira a receber o Armário 65, uma iniciativa que venceu o Orçamento Participativo "Tu decides" do Município bracarense. O nome foi inspirado na "Porta 65" um projecto do IPDJ, também muito ligado aos jovens. Este Armário 65 "simboliza a entrada no armário", começa por explicr Alberto Pereira, da Cidade Curiosa. Ao longo do ano várias escolas vão receber este projecto que pretende também trabalhar a ética e a moral. O armário estará sempre aberto para que os jovens possam utilizar os jogos de tabuleiro.


Alberto Pereira, da Cidade Curiosa classifica este projecto como "importantíssimo", principalmente para melhorar a interacção entre estudantes e alargar grupos, mas também fomentar a aprendizagem de temas como "história, ciência e temáticas sociais". Em Setembro a iniciativa culmina com o festival Augustacon - Convenção de Jogos de Tabuleiro Internacional que vai ter lugar no Mosteiro de Tibães, entre 7 e 9 de Setembro.


O projecto Armário 65 deverá expandir-se para fora de Braga. Pela segunda vez a Cidade Curiosa deverá candidatar-se ao Orçamento Participativo Jovem Portugal. Além disso, cidades como Viana do Castelo já têm interesse em colocar estes "armários".



Recorde-se que o "Tu decides" é um orçamento participativo direccionado para jovens até aos 35 anos. Sameiro Araújo, vereadora da Juventude, salienta que este vencedor do ano passado vai passar para várias escolas do concelho devido à sua utilidade. "Aproxima as pessoas, não as isola como é o caso dos jogos electrónicos", aponta a vereadora.


Também a sub-directora do agrupamento, Maria do Carmo Cunha, frisa que "é muito importante arranjar formas lúdicas de interagirem sem ser através de dispositivos eletrónicos. Esta é uma forma de se divertirem, mas também de aprenderem. Trata-se de uma forma óptima de entretenimento.Para além disso, "todas as vezes que a Cidade Curiosa vem à Alberto Sampaio os alunos aderem em massa".


A Associação de Estudantes da escola vai participar de forma activa na iniciativa. Vão proceder às explicações das instruÇões dos jogos de tabuleiro. Aqueles que forem menos utilizados serão substituídos para criar dinamismo entre escolas. Ana Rita Peixoto, da Associação de estudantes, defende que este projecto é só de vantagens: "une os estudantes".





Deixa-nos uma mensagem