ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

TIAGO PETINGA
Redação

Academia 02.07.2025 08H02

Escola de Psicologia recebe seminário sobre agência climática dos adolescentes

Escrito por Redação
As inscrições estão abertas até ao dia 3 de julho com o evento a decorrer no dia 11 do mesmo mês no campus de Gualtar da Universidade do Minho.
Declarações à RUM da investigadora principal Jennifer Cunha 

false / 0:00

A Escola de Psicologia da Universidade do Minho vai receber, no próximo dia 11 de julho, o seminário Nacional “Não há planeta B: Agência Climática dos adolescentes”. O evento, aberto a alunos, pais e professores, tem como objetivos expor os fatores envolvidos na agência dos adolescentes em relação à ação climática e partilhar dicas sobre como envolver as faixas etárias mais novas no combate às alterações climáticas.


De acordo com a investigadora principal, Jennifer Cunha, este projeto, que durou quatro anos e “decorreu em três grandes fases”, pretende, em primeiro lugar, perceber qual o nível de empenho dos adolescentes em relação às alterações climáticas.

Neste sentido, e apoiado no conceito de agência que a investigadora define como os “comportamentos que realizamos de forma intencional”, o projeto descreve também quais os fatores e contextos que estão na base das ações de combate às alterações climáticas dos mais jovens. Estes fatores podem ter várias naturezas: individual (crenças pessoais) ou contextual (influência da família e da escola).


Apesar de o estudo concluir que os alunos têm um “conhecimento superficial da temática”, planear o ensino, desenvolver estes temas no ambiente escolar ou, simplesmente, ensinar esta temática de forma intencional “pode fazer a diferença”, conclui a investigadora.


Numa terceira fase, o seminário pretende também dar dicas aos pais e indicar alguns caminhos pedagógicos aos docentes sobre como educar os adolescentes para as alterações climáticas.


As incrições estão disponíveis através de formulário online.


*Escrito por José Silva Brás

Deixa-nos uma mensagem