Regional 11.08.2025 17H35
Escolas de Guimarães já recolheram três toneladas de resíduos têxteis
O projeto da Vitrus Ambiente instalou contentores em mais de 30 escolas vimaranenses.
Mais de 30 escolas vimaranenses já recolheram três toneladas de resíduos texteis. Este resultado é fruto de um projeto, resultado de uma parceria entre a empresa municipal Vitrus Ambiente, o Município de Guimarães e o Laboratório da Paisagem, que instalou contentores nas escolas, onde alunos, professores e famílias podem descartar roupas e outros artigos têxteis que já não utilizam.
Feita a triagem, as peças de roupa são entregues à 'To Be Green', uma spin-off da Universidade do Minho, que lhes dá uma nova vida, reaproveitando-as e transformando-as em novos produtos.
A par dos "resultados muito significativos" João Pedro Castro, administrador executivo da Vitrus Ambiente, sublinhou, ainda, a importância da educação para a sustentabilidade. "Estamos a reduzir o desperdício, a dar uma nova vida a peças que poderiam ir parar ao lixo e a formar uma geração mais consciente e comprometida com a sustentabilidade”, lê-se na nota enviada à RUM.
A recolha de resíduos têxteis é fundamental para reduzir o desperdício e minimizar o impacto ambiental da indústria da moda, um dos setores mais poluentes a nível mundial.