ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Regional 10.11.2020 12H23

Está a chegar a máscara que muda de cor quando deve ser substituída

Escrito por Vanessa Batista
Um projecto do Centi - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes – e uma empresa do sector têxtil de Vila Nova de Famalicão, a Oldtrading.
David Ramada, coordenador do projecto Hydromask, em declarações à RUM. 

false / 0:00

É uma ideia totalmente "pioneira" e nasceu na região Norte, mais concretamente, em Vila Nova de Famalicão. A Hydromask está a ser desenvolvida desde Julho de 2020 no Centi - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes – em parceria com uma empresa do sector têxtil, a Oldtrading. O projecto conta com 115.401,81 euros de apoio financeiro do FEDER, até Dezembro.


O objectivo desta máscara passa por indicar ao utilizador, através de uma mudança nítida de cor, a altura ideal para proceder à substituição do equipamento de protecção individual. Este processo só é possível graças aos "pigmentos hidrocrómicos que quando entram em contacto com água, em formato líquido, mudam a cor do tecido de incolor para azul".


À RUM, o coordenador do projecto, explica que a equipa composta por cinco investigadores está a trabalhar em duas abordagens. A incorporação dos pigmentos hidrocrómicos em fibras têxteis e também num revestimento com as mesmas propriedades. O Centi vai entrar com um pedido de patente para estas tecnologias.


Segundo o manual "Saúde e Atividades Diárias: Medidas Gerais de Prevenção e Controlo da Covid-19", publicado pela Direcção-Geral de Saúde (DGS), os cidadãos devem substituir "a máscara por uma nova se esta estiver húmida, higienizando as mãos entre as duas tarefas. Idealmente não deve usar a máscara durante mais de 4 horas seguidas”, informa-se quanto à utilização de máscaras cirúrgicas descartáveis.


A Hydromask, uma máscara reutilizável inicialmente com cinco ciclos de lavagens, surge precisamente para dar resposta a este novo dilema da sociedade portuguesa.


As máscaras estão actualmente em fase de prototipagem, sendo que já foram feitos testes com voluntários, de modo a perceber qual o melhor design e tecido. A intenção é que o material se adapte à face dos utilizadores. 

Deixa-nos uma mensagem