Academia 17.03.2025 14H13
Estudantes vão a Lisboa contestar valor das propinas e possível descongelamento
Associação Académica da Universidade do Minho espera levar até Lisboa dois autocarros, no dia 24 de março, para a manifestação nacional.
Os estudantes voltam a sair à rua, no Dia Nacional do Estudante, 24 de março, para reivindicar, entre outros assuntos, o valor da propina. A manifestação nacional decorre em Lisboa, onde se vão concentrar alunos de todo o país para “reivindicar por um futuro melhor”.
“Esta questão do descongelamento do valor da propina é, para nós, inaceitável. É um passo atrás, que nos preocupa”, disse o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, em entrevista à RUM.
Luís Guedes espera levar do Minho pelo menos dois autocarros de estudantes, que pretendem ainda alertar para a forma como a instabilidade política “acaba por afetar a comunidade académica e as próprias universidades e o seu financiamento”.
“Muitas instituições ainda são bastante dependentes daquilo que são as dotações do Orçamento do Estado e esta instabilidade política acaba por não permitir que haja uma previsão a médio e longo prazo, daquilo que é o seu crescimento e a base da sua atuação nos próximos anos”, acrescentou o estudante.
Os interessados em participar na manifestação devem inscrever-se. Mais informação disponível aqui.
O transporte, que sairá de Gualtar e Azurém, é gratuito.