ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

TUB
Elsa Moura

Regional 09.08.2021 16H28

Ex-combatentes com passe TUB sem qualquer custo a partir de hoje

Escrito por Elsa Moura
Residência em Braga é obrigatória. Autarquia e empresa municipal optaram por antecipar a medida anunciada pelo governo há vários meses mas ainda sem regulamentação.
Solicitação já pode ser feita em qualquer posto de venda dos TUB mediante apresentação do cartão de ex-combatente e de comprovativo de residência em Braga, como explica o administrador Teotónio Santos

false / 0:00

Os ex-combatentes residentes em Braga já podem utilizar os Transportes Urbanos sem qualquer custo associado.

A medida foi anunciada pelo governo há vários meses mas ainda carece de regulamentação. No entanto, a autarquia optou por antecipar o processo mediante apresentação do cartão de ex-combatente e de certificado de residência no concelho, em qualquer posto de venda de passes dos TUB. A decisão da autarquia em parceria com a administração da empresa municipal foi revelada esta segunda-feira. 


À RUM, o administrador, Teotónio Santos, revela que os TUB e a Câmara Municipal de Braga decidiram "antecipar esse benefício" e “evitar constrangimentos" uma vez que "muitos ex-combatentes estão permanentemente a interpelar os serviços comerciais, os motoristas e a câmara municipal". 


Recorde-se que atualmente, em Braga, os residentes com mais de 65 anos têm um desconto de 75% no preço do passe mensal. Segundo aquele administrador, esta comparticipação a 100% é “temporária até que o processo de regulamentação esteja concluído por parte do Governo". 


O que fazer para usufruir do transporte 100% gratuito

A partir desta segunda-feira, para usufruirem no imediato desta medida, os ex-combatentes devem apresentar em qualquer posto de venda dos Transportes Urbanos de Braga o respetivo cartão de ex-combatente e um comprovativo de morada no concelho de Braga. 

Posteriormente, é emitido um passe para utilização na rede TUB “sem qualquer custo e sem qualquer limite de viagens mensal”, segundo o administrador da empresa municipal.

Deixa-nos uma mensagem