ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Vanessa Batista / RUM
Vanessa Batista

Cultura 09.07.2021 20H03

Executivo acredita que a Feira do Livro vai beneficiar da afluência do Centro de Vacinação

Escrito por Vanessa Batista
Livreiros e alfarrabistas que ocupam os 21 stands oferecem descontos de 10% a 50% em livros para todos os gostos e idades. No geral, comerciantes dizem estar felizes com o regresso às feiras presenciais.
O presidente da CMB, Ricardo Rio, a frisar as mais valias da Feira do Livro ter uma nova casa. Ouça também as declarações dos livreiros e alfarrabistas que partem para este evento sem expetativas.

false / 0:00

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, acredita que a 30ª edição da Feira do Livro irá beneficiar da afluência ao Centro de Vacinação. Até ao dia 25 de julho, o evento estará instalado no Altice FORUM Braga.


Para entrar no espaço criado no antigo PEB, é necessário bilhete que é entregue à entrada juntamente com um saco de papel. De sublinhar que a entrada não tem qualquer custo associado. O formato permite controlar em tempo real o número de entradas e saídas do recinto. Isto aplica-se quer à Feira do Livro quer no Centro de Vacinação, de modo a garantir todas as normas de segurança devido à pandemia de covid-19.


Depois de uma visita aos 21 expositores de livreiros e alfarrabistas, esta sexta-feira, Ricardo Rio destacou as mais valias do certame migrar para o Altice FORUM. "Em espaço público há sempre incertezas relacionadas com as questões climatéricas. Neste caso, conseguimos juntar o útil ao agradável. Estão neste momento a passar por aqui, devido ao processo de vacinação, 3 mil pessoas. No fundo criamos as condições para que também aqui a Feira do Livro possa ser bem-sucedida", declara. A premissa também foi defendida pela vereadora da Cultura.


Lídia Dias frisa que uma das metas do executivo passa por colocar os bracarenses a "ler mais". No dia 22 de julho, quinta-feira, será feito um balanço do Plano "Braga, Cidade Leitora - Ler para Ser", com Teresa Calçada, da comissão do Plano Nacional de Leitura.


Num momento em que Braga prepara a sua candidatura para, em 2027, ser Capital Europeia da Cultura, o edil diz ser "quase uma obrigação" executar um evento com este fundamento, não apenas para marcar calendário, mas para afirmar a relação com a literatura. 


 

Descontos na compra de obras começa nos 10% e chega aos 50%. Recorde-se que a dstgroup, mecenas da iniciativa, financiou a colocação dos expositores na Feira do Livro.


Esta é a primeira vez que a UMinho Editora marca presença na Feira do Livro de Braga, logo o objetivo da sua presença no certame passa por dar a conhecer o trabalho que tem vindo a ser produzido. Este espaço será palco do lançamento de quatro obras.


“Cidadania Social e Economia: Reflexões sobre a Realidade Portuguesa” de João Cerejeira e Margarida Corrêa de Aguiar, a 16 de julho, às 16h00, “A Economia do Esquecimento: rasgando o Estreito de Magalhães”, de Paulo Reis Mourão, a 17 de julho, às 15h00, “A crise do Liberalismo e as primeiras manifestações das ideias socialistas em Portugal (1820 1852)”, de Victor de Sá, a 23 de julho, às 16h00 e, por último, “Sobre as causas do atraso científico em Portugal. Uma digressão histórica”, de Luís Miguel Bernardo, a 24 de julho, às 15h00.


Todos os produtos que estão expostos no stand da UMinho Editora encontram-se com 10% de desconto. Diariamente, é escolhida uma obra que conta com 20% de desconto.


Eloy Rodrigues, membro da direção da UMinho Editora, convida os bracarenses a combaterem a pandemia da covid-19 e também da desinformação. Para isso basta no período de espera para a inoculação adquirir um livro que pode, posteriormente, ler na fase de recobro.


Isto poderá ser feito, visto que a organização vai instalar no recinto um sistema com QR Codes para que enquanto visita a feira possa saber qual o tempo médio de espera para ser atendido no Centro de Vacinação. Tudo de uma forma comoda e tranquila. 



Período de incerteza leva livreiros e alfarrabistas a participar na 30ª Feira do Livro de Braga sem expetativas.


No geral os livreiros e alfarrabistas mostram-se "satisfeitos" com o regresso às feiras presenciais. Paula Cantara, da Livraria Alfarrabista Varadero, já marca presença há cerca de seis anos no certame bracarense.


Aos microfones da RUM, garante não ter grandes expetativas em relação a vendas, visto que a retoma tem sido feita "aos soluços".


Em declarações à RUM, a responsável confessa que tem esperança que o facto do seu stand estar junto à entrada da Feira possa cativar mais clientes. Aqui, os preços começam em 1 euro, sendo que também poderá encontrar exemplares raros, obras históricas, lançamentos, literatura infantojuvenil, entre outros.


Caminhamos mais uns metros e encontramos Conceição Norberto, da Livraria Ler com Gosto, já com alguns curiosos. A pandemia obrigou a uma maior aposta no digital e essa adaptação deu frutos, visto que já possuem um público fidelizado.


Para a responsável, os próximos dias serão uma "incógnita", ou seja, participa, também, sem expetativas. Neste stand poderá encontrar obras românticas, literatura nacional e internacional assim como livros sobre história local.

Deixa-nos uma mensagem