ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Sérgio Freitas/ CM Braga
Pedro Magalhães

Cultura 29.06.2021 15H21

Feira do Livro de Braga regressa ao formato presencial com mais de 20 expositores

Escrito por Pedro Magalhães
Depois de um ano inteiramente no digital, o evento retoma ao espaço físico, decorrendo na grande nave do Altice Forum Braga.
Declarações de Lídia Dias e de José Teixeira

false / 0:00

A Feira do Livro de Braga está de regresso ao formato presencial, apresentando 21 expositores de livreiros e alfarrabistas no Altice Forum Braga, entre os dias 9 e 25 de julho.


Depois de um ano inteiramente no digital, o evento retoma ao espaço físico, decorrendo na grande nave do Altice, que estará dividida entre os expositores e os locais de tertúlia, e o processo de vacinação atualmente em curso.


"Queremos que esta junção potencie a visita à Feira do Livro", referiu hoje no Altice Forum a vereadora da Cultura de Braga, Lídia Dias, durante a apresentação do programa, acrescentando que "não havia condições de segurança para realizar a Feira no espaço público" e que o Altice garante "conforto e segurança" aos livreiros e visitantes.


Sob o mote do 'lado b', para "destacar o menos evidente", a 30ª edição da Feira do Livro de Braga vai acolher, além dos expositores - que mantêm um espaço de venda online, na Dott -, 50 apresentações de livros e revistas, 19 tertúlias, 14 entrevistas, seis concertos, três sessões infantojuvenis, duas oficinas e uma exposição.


Entre os autores convidados, destacam-se as presenças de Jacinto Lucas Pires, Afonso Cruz, Dulce Maria Cardoso, Samuel Úria e Francisco José Viegas. Serão ainda homenageados o poeta Sebastião Alba, o cantor António Variações, a escritora Maria Ondina Braga e o artista José Veiga, quatro personalidades associadas à cultura de Braga.


"São figuras que romperam, no passado, com estereótipos, e que estão posicionados de forma diferente no nosso imaginário, até pela própria natureza artística de cada uma delas", referiu Lídia Dias, informando que os quatro artistas serão evocados através de tertúlias e da entrega de pins e postais alusivos.



Dst group aumenta apoio aos livreiros

A empresa dst group é mais uma vez mecenas da Feira do Livro e o presidente do conselho de administração do grupo, José Teixeira, revelou, durante o anúncio do programa, que a empresa vai aumentar o apoio aos livreiros, financiando a colocação dos expositores e adquirindo livros.


"Propusemos a compra de livros, com desconto, no valor do financiamento dos stands. É uma forma de os livreiros estarem cá sem investirem e de, ao mesmo tempo, venderem livros", explicou.


A entrega dos prémios dstangola/Camões e do Grande Prémio de Literatura dst vai ocorrer, respetivamente, nos primeiro (9 de julho) e último (25) dias da Feira do Livro. O Grande Prémio será entregue ao escritor João de Melo, no Theatro Circo, num momento que será antecedido por um concerto dos Dead Combo.


A dst vai ainda contribuir, através da zet gallery, com a criação de um painel de azulejos da autoria de 14 mulheres artistas. O mural será colocado no espaço exterior do Altice Forum Braga, sendo inaugurado no último dia da Feira do Livro.

Deixa-nos uma mensagem