ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CMB
Liliana Oliveira

Regional 11.07.2025 21H31

Exportações de vinho verde rendem 38ME entre janeiro e abril

Escrito por Liliana Oliveira
Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, esteve, esta sexta-feira, na sessão de inauguração da 12.ª edição da Vinho Verde Fest.

Portugal teve, em 2024, um superavit de 800 milhões de euros no setor do vinho, tendo exportado “muito mais” do que importou. O número foi avançado pelo ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, esta sexta-feira, na sessão de inauguração da 12.ª edição da Vinho Verde Fest. 

“Isto é muito importante para a nossa balança comercial”, acrescentou o ministro, vincando ainda a importância do vinho como fator de atração turística. 


José Manuel Fernandes  apontou ainda, no que diz respeito ao vinho verde em particular, entre janeiro e abril deste ano, Portugal exportou 38 milhões de euros. Ainda assim, o governante acredita que é possível “fazer mais” em termos da promoção e do preço a que é vendido o vinho no estrangeiro. “Em termos de exportação, o vinho verde está a ser vendido a um custo médio de 2,45 euros por litro. Isso não corresponde, na minha opinião, embora haja um ataque ao vinho à escala global, à qualidade do vinho que temos”, explicou


O governante considera que se deve “baixar o nível do ataque que existe ao consumo do vinho”, considerando que este" não traz problemas para a saúde” de ninguém, desde que consumido “de forma responsável e com moderação”.


Na 12.ª da Vinho Verde Fest, marcam presença 33 expositores, com mais de 200 referências de vinho.

Segundo a Associação Empresarial de Braga, a expectativa é vender 20 mil garrafas de vinho, sendo esperado um impacto económico de 350 mil euros.


c/Lusa

Deixa-nos uma mensagem