ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Redação

Internacional 05.03.2024 16H39

Facebook e Instagram em baixo 

Escrito por Redação
O problema está a afetar tanto as aplicações como os websites.

As redes Meta, Facebook e Instagram, deixaram de funcionar esta tarde pelas 15h15 em Portugal. O Messenger e o Threads foram igualmente afetados pelo problema.

Milhares de milhões de utilizadores de todo o mundo perderam os acessos às suas contas, com os automatismos a pedirem sucessivamente verificações duplas.


O problema está a afetar tanto as aplicações como os websites.


O DownDetector, que faz a monitorização de perdas de ligação online, mostrava que mais de 200 mil norte-americanos estavam a ter problemas com o Facebook, com mais 30 mil a reportarem o mesmo com o Instagram e cerca de oito mil com o Messenger.


Na plataforma da Meta, a empresa reconheceu "grandes perturbações" no estado da plataforma Facebook. "Estamos cientes de um problema a afetar o Facebook Login. As nossas equipas de engenheiros estão a procurar ativamente resolver o problema o mais rapidamente possível", referia.


A mensagem podia ler-se igualmente na Plataforma Gráfica, no WhatsApp Business, na aplicação de Marketing e na gestão de anúncios.


O problema estará a afetar o próprio centro administrativo e o gestor de dispositivos da Meta. "Estamos neste momento a registar perturbações com impacto do local de trabalho. Estamos a investigar", referia o site a meio da tarde.

Fonte do Facebook confirmou que os sistemas internos da empresa estão em baixo, o que pode justificar o colapso generalizado.


Milhões afetados


Além dos Estados Unidos, foram reportados problemas no México, no Reino Unido, em França, em Portugal e noutras áreas europeias, na China e na Austrália.


As perturbações no Facebook e no Messenger começaram a ser reportadas quando os utilizadores foram expulsos das suas contas sem aviso e verificaram ser incapazes de voltar a entrar, com o sistema a pedir de novo as credenciais, mesmo com estas a serem inseridas corretamente.


O feed do Instagram começou por mostrar uma mensagem de erro, antes do acesso às contas ser bloqueado.

Nas aplicações, as perturbações afetaram mais de 70 por cento dos utilizadores do Facebook, 64 por cento dos do Instagram e 50 por cento dos do Messenger.

O DownDetector referia, pelas 16h00 em Portugal, problemas de utilizadores também no YouTube, na Discord, na Google Play, na Google e na T Mobile.


Os utilizadores norte-americanos da rede X, de Elon Musk, antigo Twitter, reportavam igualmente ao DownDetector problemas de funcionamento de website (46 por cento), com as aplicações (36 por cento) e de login (18 por cento).


Em Portugal, nem a X nem o WhatsApp estavam a registar problemas de maior no acesso ou no funcionamento. O Google funcionava também normalmente.


RTP

Deixa-nos uma mensagem