ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves / UMinho
Vanessa Batista

Academia 09.10.2023 15H47

FCT Tenure. UMinho em risco de "desagregação de unidade de investigação"

Escrito por Vanessa Batista
Caso o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior não altere o programa apresentado ao CRUP - Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.
Ouça aqui as preocupações do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro.

false / 0:00

Caso não exista nenhuma alteração ao modelo do FCT Tenure, há o risco real de "desagregação de unidades de investigação" na Universidade do Minho. As palavras são do reitor da instituição de ensino superior durante o discurso na cerimónia dos 23 anos da Escola de Medicina.


Rui Vieira de Castro garante que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior está aberto à negociação. O CRUP - Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas – já endereçou uma proposta à tutela em que propõe dois programas.


"Nós estamos a tentar sensibilizar o Ministério para a necessidade de se diferenciar dois problemas que nós temos no nosso sistema científico. Um está relacionado com os investigadores que estão contratados a termo, estamos a falar para cima de 2 mil no sistema científico nacional, e nós entendemos que isso não deve acontecer. Paralelamente, estamos a dizer que se há um programa chamado FCT Tenure que visa garantir ao longo dos anos a vinculação de pessoas que são seniores, que têm trabalho de qualidade realizado, etc, muito bem, e estamos disponíveis para isso. Agora o que queremos é separar estes dois problemas", avança.


A UMinho tem mais de 40 investigadores de carreira.


O FCT Tenure pretende responder também à falta de recursos humanos, nomeadamente, docentes devido às previsíveis aposentações que serão levadas a cabo nos próximos quatro anos. Ora, Rui Vieira de Castro tem dúvidas que este modelo, como está, venha solucionar o problema, uma vez que os perfis "não têm correspondência". "É por isso ilusório pensar que as universidades vão encontrar neste mecanismo resposta às suas necessidades de docentes", declara.


O CRUP propõe a criação de um contrato programa capaz de responder às expetativas dos investigadores, visto que dentro de dois anos, na UMinho, serão cerca de 200 os vínculos que irão cessar. Simultaneamente irá permitir à instituição preservar equipas e projetos estratégicos.


As críticas do reitor da instituição de ensino superior minhota alargaram-se ainda à falta de investimento do Governo em ciência. De acordo com Rui Vieira de Castro, Portugal tem assistido a um "desinvestimento no sistema científico" que colocam as verbas ao nível de 2010.


"Há um diálogo em curso sobre esta matéria, esperamos que, por estes dias, dado que estamos em sede, neste momento, da aprovação do orçamento, que se torne claro qual é a orientação que o nosso Ministério pretende assumir", refere.


Em breve será anunciada mais uma iniciativa "Reitor conversa com..." os investigadores, no sentido de dar a conhecer a situação e as propostas, em maior pormenor, que se encontram em cima da mesa em relação ao FCT Tenure. 

Deixa-nos uma mensagem