Cultura 04.07.2025 14H14
Feira do Livro de Barcelos patente até 13 de julho
Livros e espaços de tertúlia com autores invadem várias ruas da cidade minhota de 4 a 13 de julho.
Passou a ser a única feira do livro no quadrilátero urbano durante o verão e arrancou esta sexta-feira no centro de Barcelos. A Feira do Livro de Barcelos apresenta-se para a sua 42ª edição e no programa assegura a passagem de vários escritores nacionais e da região, misturando literatura com iniciativas lúdicas, tertúlias, teatro, música e atividades para o público infanto-juvenil.
O certame é promovido pelo Município de Barcelos, que antecipa que esta será "uma das edições mais marcantes de sempre" e decorre em três espaços da cidade: Avenida da Liberdade, Largo da Porta Nova e Largo Dr. José Novais.
Bruna Lombardi, Luís Osório, Pedro Chagas Freitas, Madalena Sá Fernandes, Afonso Reis Cabral, Alice Neto Sousa, Raquel Patriarca e Minês Castanheira, são alguns dos autores e artistas confirmados.
"É um convite à descoberta, ao diálogo e à imaginação. Durante vários dias, os visitantes poderão mergulhar em lançamentos, tertúlias, sessões de autógrafos, oficinas criativas e momentos musicais que fazem do livro o verdadeiro protagonista, mas sem esquecer o pulsar da cidade e a sua identidade", lê-se no comunicado da autarquia barcelense que reclama para si a "promoção da leitura e a valorização dos autores nacionais e locais volta a afirmar-se com ambição".
A Feira funciona das 17h00 às 23h30 (segunda a quinta-feira) e das 17h00 às 00h00 (sexta a domingo), com acesso gratuito a todas as atividades.
Para esta sexta-feira estão agendados os lançamentos de obras de António Sousa e Graciela Macedo e apresentação da nova edição da Barcelos Revista.
Para sábado o destaque vai para a conversa com o jornalista e escritor Rodrigo Guedes de Carvalho, enquanto no domingo acontece a Conversa-Concerto com Ana Bacalhau e a entrevista com a escritora Margarida Rebelo Pinto.
Alguns dos momentos da programação da Feira do Livro na próxima semana:
•7 de julho: Entrega de prémios do concurso de poesia “Falar de Água com Amor” e tertúlia com Marcelo Rubens Paiva, autor do livro “Ainda Estou Aqui”, que foi adaptado ao cinema.
•12 de julho: Concerto de encerramento com Tiago Bettencourt.
•13 de julho: Entrevista com Miguel Esteves Cardoso e espetáculo de encerramento com a peça RUMO – Expresso das Letras 2025, pela Associação D’Improviso.
Programação infantil
O Largo Dr. José Novais acolhe diariamente, às 21h30, momentos dedicados à infância, com contadores de histórias, teatro infantil, oficinas criativas, pinturas faciais, jogos tradicionais, e espetáculos como “O Bosque Encantado” ou “A Carochinha e o João Ratão”.
De 4 a 13 de julho, entre as 17h00 e as 21h00, as crianças podem ainda utilizar as Caixas das Histórias e usufruir de atividades permanentes, como ludoteca, jogos de tabuleiro, cantinho da leitura, mural de pintura e desenhos para colorir.
Animação de rua e momentos culturais
Todas as noites, pelas 21h00, a Feira conta com animação itinerante e performances interativas pela Companhia VIA 3 e pela Associação D’Improviso, que trazem arte, cor e criatividade ao Centro Histórico da cidade.