ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Magalhães

Regional 30.06.2020 15H47

"Feira do Livro no digital é uma decisão muito ponderada"

Escrito por Pedro Magalhães
A vereadora da Cultura de Braga, Lídia Dias, garante que Câmara de Braga não se precipitou na decisão de realizar a Feira do Livro no online.
Lídia Dias, vereadora da Cultura de Braga, na apresentação da Feira do Livro 2020

false / 0:00

A vereadora da Cultura de Braga, Lídia Dias, garante que a realização deste ano da Feira do Livro em formato digital "é o resultado de uma decisão muito ponderada". A 29ª edição da iniciativa decorre entre os dias 3 de Julho (sexta-feira) e 3 de Setembro e vai contar com a habitual venda e compra de livros, conversas com escritores e passatempos, tudo em ambiente digital.


Esta terça-feira, na apresentação oficial do evento por vídeo-conferência, a vereadora da Cultura assinalou a "programação interessante e com poder de cativar" os visitantes mas, confrontada sobre se o munícipio não se terá precipitado na decisão de realizar a iniciativa no online - Porto e Lisboa, por exemplo, vão fazê-la na rua -, reconheceu que "a essência de uma Feira do Livro é que ela possa acontecer em espaço público". No entanto, explicou que a autarquia tinha de tomar uma decisão no início de Março, a qual se situava entre cancelar a Feira ou realizá-la no digital.


"Em Março, com o confinamento, fomos obrigados a alterar todo o nosso programa, e tínhamos dois meses, até ao início da Feira do Livro, para tomar uma decisão. À época, Maio ainda era visto como o mês do pico da pandemia e a realidade dos factos e dos números fez com que trabalhássemos numa solução alternativa, visto que nunca foi nosso objectivo suspender a Feira do Livro", esclareceu.


A autarca garantiu assim que a decisão tomada pelo município foi "muito ponderada num determinado tempo".



Feira do Livro apresenta 19 livreiros e conversas com escritores como Richard Zimler ou José Luís Peixoto

A Feira do Livro de Braga vai acontecer durante dois meses, reunindo a presença de 19 livreiros e alfarrabistas e conversas com escritores nacionais e estrangeiros, entre os quais se incluem Richard Zimler, José Luís Peixoto ou a brasileira Adriana Lisboa. 


A compra e venda de livros será feita na plataforma Dott - que estará disponível em breve - e as conversas serão transmitidas na página de Facebook da Feira do Livro. O evento terá também, sobretudo perto de Setembro, eventos pontuais nas livrarias aderentes e no Jardim dos Biscainhos, mas sempre com inscrição prévia e seguindo as orientações da Direcção-Geral da Saúde.


De acordo com Lídia Dias, o público tem "muitos e bons motivos para acompanhar toda a programação que o município propõe", esperando que a Feira do Livro "se traduza numa maior capacitação dos bracarenses para tornar Braga uma cidade leitora".


A Feira do Livro vai custar 25 mil euros à Câmara de Braga, sendo que grande parte do valor servirá para o desenvolvimento digital do evento e para a inscrição dos livreiros e alfarrabistas na plataforma Dott.

Deixa-nos uma mensagem