ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Andrade

Regional 30.07.2018 13H53

Feira semanal no sopé do Monte Picoto? “Nem pensar”

Escrito por Pedro Andrade
Continua a polémica em torno da localização da Feira Semanal. Desta vez foi a JS de Braga a criticar a postura do executivo camarário
Bruno Gonçalves, presidente da JS de Braga, fala sobre a situação dos feirantes de Braga

false / 0:00

Bastou uma visita à Feira Semanal de Braga para a Juventude Socialista bracarense lançar o alerta há muito partilhado pelos comerciantes e por diversas forças políticas do concelho: o executivo municipal tem de encontrar uma solução urgente para os feirantes de Braga.


Em causa, o espaço onde decorre a Feira Semanal desde o início das obras do antigo PEB, agora conhecido por FORUM Braga. Há cerca de duas semanas a autarquia confirmou a permanência da Feira Semanal no sopé do Monte Picoto e o descontentamento dos feirantes não tardou a ganhar força.


Bruno Gonçalves, presidente da Juventude Socialista bracarense, falou à RUM da “falta de condições” dos feirantes e lembrou que o congestionamento ao trânsito feito durante a manhã de terça-feira numa das vias de acesso à cidade “é um obstáculo aos munícipes, já que é uma via bastante importante para a circulação dos automobilistas na cidade”.


“Feira semanal no sopé do Monte Picoto, com estas condições, nem pensar”


Críticas à parte, Ricardo Rio já garantiu que “cada cidadão é livre de fazer juízos de valor sobre as decisões da Câmara”, mas que “todas as condições de funcionamento serão asseguradas depois da requalificação do espaço” (obras estão orçadas em cerca de meio milhão de euros).


Para Bruno Gonçalves, as justificações de Ricardo Rio não chegam, até porque “a feira tem vindo a decrescer ao longo do tempo”. “O volume de negócios tem sido bastante reduzido e, por isso a preocupação é geral”, afirmou.

Para o presidente da JS de Braga, o regresso ao FORUM Braga é a solução ideal, até porque foi essa a garantia dada por Ricardo Rio a estes comerciantes aquando do início das obras de requalificação do FORUM Braga.


Ainda assim, Bruno Gonçalves defende o “diálogo concertado” entre o município e os feirantes. “O que não pode acontecer é que, ad eternum, seja encontrada no sopé do Picoto, como por milagre, uma solução para todos os problemas dos feirantes, algo que não tem acontecido nem tem convencido ninguém”, disse.

Deixa-nos uma mensagem