ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: PMM/RUM
Pedro Magalhães

Cultura 06.09.2021 18H32

Festival de Canto Lírico regressa a Guimarães em formato itinerante

Escrito por Pedro Magalhães
Evento regressa nos dias 18 e 19 deste mês de setembro.
Declarações de Eva Machado, Francisco Teixeira e Adelina Paula Pinto

false / 0:00

O Festival de Canto Lírico está de regresso a Guimarães, nos dias 18 e 19 deste mês de setembro, assumindo, na sua 3ª edição, uma vertente itinerante.


No primeiro dia (sábado), pelas 16h00, está previsto um conjunto de 19 concertos protagonizados por trios - um cantor/a e dois instrumentistas - do Atelier de Ópera de Setúbal em locais menos conhecidos do centro histórico de Guimarães, situados entre a Rua D. João I e a Zona de Couros.


Sob o mote de "descobrir uma cidade escondida", o festival de música erudita "vai dar música e cultura a ruas, vielas, túneis e pequenas ilhas habitacionais, muitas delas desconhecidas até para quem vive na cidade", disse hoje Eva Machado, presidente da Associação Artística Vimaranense (ASMAV), entidade responsável pelo evento em parceria com a Câmara de Guimarães.


Além dos 19 concertos nas ruas da cidade, o festival acolhe ainda no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), no dia 18 (21h30), o espetáculo da Orquestra do Norte com os solistas Marco Alves dos Santos e André Henriques. No domingo, dia 19, o mesmo CCVF acolhe o espetáculo “A Nave dos Diabos”, da Companhia de Ópera de Setúbal.


O Festival de Canto Lírico não aconteceu o ano passado por causa da pandemia de Covid-19 e a vereadora da cultura no município vimaranense, Adelina Paula Pinto, assinalou, durante a apresentação do cartaz, que "felizmente" o evento está de regresso, apontando ainda à ligação entre os concertos, a zona histórica da cidade e a intenção da autarquia em tornar a Zona de Couros em Monumento Nacional.


Os ingressos para os dois espetáculos no CCVF custam 5 euros e podem ser adquiridos aqui.

Deixa-nos uma mensagem