ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Marcelo Hermsdorf

Regional 30.06.2025 17H32

Festival Província sonora anima Viera do Minho e Vila Verde em julho

Escrito por Marcelo Hermsdorf
A iniciativa itinerante aposta na descentralização da oferta cultural para oferecer música clássica para mais pessoas.
Palavras de Dalila Teixeira.

false / 0:00

O Festival Província Sonora em 2025 faz paragens em Viera do Minho e Vila Verde. A quarta edição da iniciativa itinerante promove o diálogo entre a música tradicional e a música erudita, em comunhão com a natureza e o património.


O objetivo, é levar música clássica para locais que não contam com este tipo de programação, como vinca aos microfones da RUM, Dalila Teixeira, da organização do festival. Pretende também dar resposta “a sítios que não têm tanta programação”, além de “estar e aprender com as pessoas de cada região”.


Em Vieira do Minho, o festival arranca esta sexta-feira com o workshop ‘Era uma vez a lã’ voltado para as crianças ministrado pela responsável em parceria com Melissa Fontoura, entre 14h00 e 17h00. Segue-se o concerto do Bando de Surunyo, na Casa de Lamas Centro Cultural, e pelas 18h00, o espetáculo das crianças que participaram do workshop.


No dia seguinte, sábado, logo cedo na Barragem do Ermal, o concerto que dos ‘Tecedeiros’ acompanhados por uma caminhada, que dá nome ao festival, na Praia Fluvial do Carvalho. Durante à tarde, Filipe Quaresma, às 16h30, apresenta-se na Casa de Lamas, seguido pelo projeto ‘Cante’, ligado ao Canto Alentejano. À noite, temos “o grande momento do festival”, ressalta Dalila Teixeira, com a Desgarrada Encantada, com o Ensemble Provinciano, Praça Dr. Guilherme Abreu, pelas 22h00.


Já Vila Verde acolhe a iniciativa a 19 de julho, com o workshop “durante toda a tarde” seguido do concerto com as crianças, no Centro de Artes e Cultura de Vila Verde.

Deixa-nos uma mensagem