ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CMB
Liliana Oliveira

Desporto 16.09.2021 19H31

FIA Hill Climb Masters traz os melhores pilotos mundiais de montanha à Falperra

Escrito por Liliana Oliveira
A 4.ª edição da prova decorre entre 8 e 10 de outubro, em Braga.
Vincent Caro, Joaquim Amândio Santos, João Rito, Tiago Braga da Cruz e Ricardo Rio sobre a prova

false / 0:00

De 8 a 10 de outubro, Braga recebe o FIA Hill Climb Masters. Depois de Luxemburgo, República Checa e Itália, a 4.ª edição realiza-se em solo português.

A prova, que tem o carimbo da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), irá decorrer na Rampa da Falperra e reúne os melhores pilotos mundiais da categoria de montanha, vencedores dos vários campeonatos nacionais e internacionais.

Na prova de classificação individual, "uma prova de montanha de velocidade", que se divide em quatro categorias, estarão 150 pilotos, dos quais 16 portugueses, com distribuição de medalhas olímpicas: ouro, prata e bronze.


António Rodrigues, Sérgio Nogueira, Parcídio Summaviele e Daniela Marques, e os suplentes José Correia e Pedro Marques, vão representar a seleção portuguesa, na Taça das Nações. Na prova internacional, haverá 15 nacionalidades e cada seleção tem quatro pilotos.


"É o mais importante evento de montanha do mundo e um dos mais importantes no seio da FIA"


O secretário-geral da FIA, Vincent Caro, diz que esta prova "é muito mais do que uma corrida internacional". "É o momento em que a família da montanha se junta para festejar a época, que está a chegar ao fim", acrescentou. Vincent Caro aponta a prova de Braga como "o mais importante evento de montanha do mundo e um dos mais importantes no seio da FIA". 

"Estamos habituados ao grande nível competitivo da Rampa da Falperra, então podemos multiplicar por dois ou por três para imaginarmos o que vamos ter aqui. É muito mais do que um Europeu, é a junção dos melhores pilotos de 15 campeonatos nacionais da Europa e não só", frisou. 


João Rito, membro da direção da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, aponta  o FIA Hill Climb Masters como "um evento muito importante", à altura de provas "da Fórmula 1 ou Rali de Portugal". "Temos belíssimas provas, carros e, acima de tudo, pilotos", acrescentou.


Garantir a segurança da prova é um dos aspetos que mais preocupa a organização, diz Tiago Braga da Cruz, membro da direção do Clube Automóvel do Minho (CAM). "É uma prova mais curta, mas traz maior valor. Temos como palavra de ordem a segurança, seja a segurança prova, dos pilotos, das equipas ou do público".

"Braga, hoje, pode sentir-se feliz, porque este evento atesta a concretização de um desígnio que temos procurado para a cidade, que é o de ser uma cidade palco, onde grandes eventos desportivos podem ser organizados", afirmou o presidente da autarquia, Ricardo Rio. Para o edil, a qualidade do evento está garantida, quando tem por base "a experiência de entidades como o CAM" e "o carinho dos bracarenses pelo desporto automóvel".  


Organização espera mais de 150 mil espetadores e TUB transportam público por 1 euro


A organização espera mais de 150 mil espectadores nacionais e internacionais.

Para assegurar o transporte do público até aos locais da prova, os TUB terão autocarros a circular desde as 6h30 e depois da prova, com bilhete simbólico de um euro, para ida e volta.

O FIA Hill Climb Masters terá transmissão online através dos canais oficiais e os bilhetes já estão à venda.


As verificações técnicas começam na Quinta-feira, 7 de Outubro. Na Sexta-feira, dia 8, continuam as verificações técnicas, estando ainda o dia reservado para o desfile de pilotos e nações em pleno centro da Cidade de Braga. Um desfile pelo centro histórico, com as 18 nações e restantes pilotos a desfilarem com as suas bandeiras desde o Arco da porta Nova até à Praça da República que promete ser um dos pontos altos deste evento.

Sábado, dia 9 de outubro, será inteiramente dedicado à prática de eliminatórias, com três subidas programadas. Domingo, 10 de Outubro, será o dia D, também com três subidas.

O ‘padock’ estará localizado no Sameiro e o Masters contará com várias áreas onde o público poderá assistir à prova, assim como bancadas localizadas em vários pontos-chave. Os bilhetes poderão ser adquiridos online e deverão ser posteriormente trocados por pulseiras de acesso à prova. Vão existir quatro pontos de troca nas imediações da prova e também no Posto de Turismo de Braga.


Mais informação aqui.

Deixa-nos uma mensagem