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Redacção

Regional 02.08.2019 08H21

Financiar construção de ciclovias não é problema, segundo José Mendes

Escrito por Redacção
Mário Meireles, presidente da Braga Ciclável, teve uma reunião com o Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, na qual se falou da utilização de bicicletas no município e dos respectivos equipamentos.
O balanço da reunião por parte do responsável máximo da associação bracarense.

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O Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade considera que Braga é uma cidade com todas as condições para implementar redes cicláveis seguras. José Mendes reuniu esta quarta-feira com o presidente da Braga Ciclável e, segundo Mário Meireles, terá dito que o financiamento para a construção de ciclovias em algumas zonas do país, nomeadamente no município bracarense, nunca será um problema, desde que haja vontade política.


Na conversa que decorreu na sede da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, em Lisboa, foram referidas “as condições naturais que a cidade tem”. “Trata-se de uma zona densa e plana em que é perfeitamente possível andar de bicicleta como meio de transporte”, complementou Mário Meireles.


O representante máximo da Braga Ciclável afirma que o governante lembrou que Santos da Cunha, presidente da Câmara Municipal de Braga durante o Estado Novo, abriu “grandes avenidas que hoje permitiriam trabalhar melhores condições para a utilização da bicicleta”.


Apoiado no discurso de José Mendes, Mário Meireles voltou a alertar, em declarações à RUM, para o atraso da colocação de ciclovias em três locais da cidade. Aprovado em Dezembro de 2017, "ainda não houve discussão publicação nem a implementação" do projecto da Rede Ciclável Urbana.

  

O líder da associação pretende que a autarquia bracarense acelere o processo de colocação de ciclovias no Parque da Rodovia, na Avenidade da Liberdade e na Rua 31 de Janeiro. "Neste momento temos uma cidade que não é nada atractiva para andar de bicicletas. Quem anda de bicicleta ou a pé facilmente consegue perceber uma sensação de insegurança grande", conclui.


A nível nacional, no âmbito dos PAMUS - Planos de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, existe o programa Ciclável 2030, que prevê um financiamento para 1000 quilómetros de infraestruturas cicláveis, com o objectivo de de ligar as infraestruturas que estão a ser implementadas um pouco por todo o país.


TBG

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