Regional 26.04.2025 07H00
Funeral do Papa Francisco acontece este sábado
Não é um funeral parecido com o dos seus antecessores isto depois dele próprio ter deixado instruções específicas nesse sentido.
A manhã deste sábado é reservada às cerimónias fúnebres do Papa Francisco, em Roma. Morreu na segunda-feira, aos 88 anos. Desde então, milhares de fiéis participaram no velório que aconteceu até ao dia de ontem.
Não é um funeral parecido com o dos seus antecessores isto depois dele próprio ter deixado instruções específicas nesse sentido.
Francisco, cujo nome secular era Jorge Mario Bergoglio, foi o primeiro papa sul-americano e o primeiro jesuíta, características que ele procurou refletir ao longo dos últimos doze anos.
Desde a sua nomeação, em março de 2013, Francisco procurou impor a ideia de uma Igreja "pobre e para os pobres", com gestos de simplicidade.
Francisco manifestou o desejo de ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, uma das suas igrejas favoritas e será o primeiro papa em mais de um século a ser enterrado fora do Vaticano.
De acordo com a tradição, os corpos dos papas costumam ser colocados dentro de três caixões, feitos de cipreste, chumbo e carvalho.
Francisco, no entanto, pediu para ter um funeral mais simples, e para ser enterrado apenas num caixão de madeira e zinco.
Presentes no funeral estão confirmadas as presenças de inúmeras figuras internacionais.