Cultura 26.03.2025 07H52
gnration celebra 12 anos com música durante dois dias em maio e diversas atividades até agosto
Entre maio e agosto, o espaço acolhe também iniciativas no âmbito de Braga 25 - Capital Portuguesa da Cultura.
O gnration celebra 12 anos em maio com dois dias de concertos, que marcam o arranque da programação do espaço bracarense até agosto.
O cartaz apresentado esta terça-feira revela que as comemorações vão ser em conjunto com o Theatro Circo, que chega aos 110 anos. Aos microfones da RUM, o diretor musical do espaço, Ilídio Marques, adianta que a programação especial arranca com os brasileiros Boogarins, “uma das mais importantes bandas do rock brasileiro da atualidade”, no dia 02, e continuam com o ‘gnration open day’, no dia 03 e que é de entrada gratuita, com concertos, visitas orientadas ao programa expositivo do espaço e “uma estação de experimentação para famílias e crianças”.
A programação, nesse dia, inclui Fogo Fogo, Riza Said, Robert Auki Aubrey Lowe (também conhecido como Lichens), Sereias, Tricla, Sheri Vari e Zancudo Berraco.
Ainda em maio, a música prossegue com o multi-instrumentista Joe McPhee, no dia 25, “uma lenda da música de improviso e do jazz”, acompanhado pela percussionista brasileira Maria Portugal, a austríaca Susana Gartmeyer, no clarinete e no saxofone, e o contrabaixista britânico John Edwards. O outro momento do programa traz Jorge Cruz sobe ao palco do gnration para apresentar 'Transumante', álbum que editou no ano passado e o primeiro em nome próprio em cerca de 15 anos, que “marca também aqui uma viragem no percurso que tem vindo a realizar”.
Junho chega com o ciclo ‘Zona Franca’, promovido pelo gnration, o Theatro Circo e o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. A 18 de junho está marcada a atuação do octeto de gamelão/percussão híbrida Ensemble Nist-Nah, encabeçado pelo baterista e percussionista australiano Will Guthrie, “uma referência incontornável na música improvisada”, aponta. Também no mês, o destaque para Ilídio Marques fica para o espetáculo da jovem compositora bracarense Sara Marita, que irá apresentar no ciclo ‘Radiografia’, “em absoluta estreia, uma nova peça interdisciplinar que irá cruzar música eletrónica, voz, multimédia e iluminação”, no dia 28.
Em julho, o destaque para o responsável fica para o ‘Julho é de Jazz’, com Ava Mendoza, o contrabaixista e baixista Brad Jones, AKA Alias e Avant Lounge, mais o baterista e percussionista Hamid Drake, que se apresentam ao vivo no dia 05 de julho. “Este será um concerto muito especial, criado especialmente para o ciclo ‘Julho é de Jazz’, como um facto um momento especial no programa”, conclui.
Entre maio e agosto, o gnration acolhe também iniciativas no âmbito de Braga 25 - Capital Portuguesa da Cultura.