ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Magalhães

Cultura 06.04.2021 10H04

gnration recebe Rafael Toral, Marco Franco e Kali Malone até junho

Escrito por Pedro Magalhães
Espaço cultural bracarense divulgou o programa até junho, e que inclui música, exposições, instalações, conversas, cinema e atividades de serviço educativo.
A RUM conversou esta manhã com Luís Fernandes, programador do gnration, que deixou alguns dos destaques da programação. A partir de hoje já é possível visitar as exposições

false / 0:00

Os concertos de Rafael Toral Space Quartet, Marco Franco e Kali Malone são alguns dos destaques da programação do gnration até junho.


Em comunicado, o espaço cultural bracarense divulgou o programa trimestral, de abril até junho, e que inclui música, exposições, instalações, conversas, cinema e atividades de serviço educativo, além do anúncio das iniciativas que vão marcar os oito anos de existência do gnration.


Já hoje, dia 6, o espaço cultural abre ao público com a instalação "The Stage is (a)alive", patente antes da obrigatoriedade do encerramento das salas. O trabalho de Joana Chicau e Renick Bell pode ser visitado até sábado.


No domínio das instalações, está ainda prevista a apresentação, na galeria gnration, de "Invasor Abstracto #3", do coletivo Osso (entre os dias 17 e 30 de junho), e, na galeria INL, "Gaia", mais recente trabalho de Salomé Lamas (até 29 de maio). 


Na música, o gnration abre portas no próximo dia 23, com o espetáculo de Marco Franco, que irá apresentar, às 21h15, o seu mais recente disco "Arcos". À mesma hora, no dia 30, Chão Maior, super formação composta por seis músicos - entre os quais Norberto Lobo -, apresenta o trabalho "Drawing Circles".


No próximo mês, em maio, no dia 22, às 18h00, é a vez de Rafael Toral Space Quartet, quarteto liderado pelo músico Rafael Toral (feedback eletrónico) e composto por Hugo Antunes (contrabaixo), Nuno Mourão (bateria) e Nuno Torres (saxofone alto). 


No mesmo mês, no dia 29, ocorrerá o concerto de Casper Clausen, o qual tinha data prevista de apresentação no gnration no passado dia 16 de janeiro. O dinamarquês vai apresentar o disco de estreia "Better Way".


Em junho, o palco da blackbox recebe o espetáculo inédito de João Pais Filipe e Pedro Melo Alves. Os dois bateristas e percussionistas portugueses, numa partilha de de um set híbrido de peles, pratos e gongos, atuam no dia 2 desse mês.


No dia 9 de junho, e no âmbito do programa de apoio à criação artística local Trabalho da Casa, "Wind and Blue”, o novo disco dos bracarenses Omie Wise, será dado a conhecer ao público a 9 de junho. 


No domínio da música, o programa do gnration encerra com o espetáculo de, e depois de três sucessivos

adiamentos, Kali Malone. A 19 de junho, às 18h00, a compositora norte-americana apresentar-se-á ao público em

espetáculo já esgotado.



Regresso do ciclo de conversas "De que falamos quando falamos de racismo"

Além das instalações e concertos, o gnration propõe o regresso do ciclo de conversas e cinema “De que falamos quando falamos de racismo”. 


Com o objetivo de refletir sobre o racismo e a discriminação racial em Portugal, a sexta edição do ciclo regressa a 29 e 30 de abril e propõe, no primeiro dia, “Posto Avançado do Progresso”, filme de 2015 do realizador português Hugo Vieira da Silva. Já no dia seguinte, António Pinto Nunes, vice-presidente da Federação Calhim Portuguesa e ativista defensor da comunidade cigana, é o convidado para a conversa que decorrerá no formato online.


Ainda em abril, o gnration apresenta novo ciclo de conversas. “Territórios Periféricos e Criação Contemporânea” procura dissertar sobre programação artística fora dos dois grandes polos urbanos do país. O primeiro convidado é Luís Sousa Ferreira, diretor do 23 Milhas – Ílhavo, consultor da Braga’27 e fundador do festival Bons Sons. A conversa acontece a 24 de abril. 


Paula Mota Garcia, coordenadora da equipa de missão Évora 2027 e ex-diretora do Teatro Viriato, e Sandra Oliveira, diretora do festival Jardins Efémeros, são os convidados que se seguem a 22 de maio e 19 de junho, respetivamente. Com acesso gratuito, a primeira conversa acontece no formato online, já as restantes decorrem presencialmente do gnration.



8 anos de gnration celebrados em maio entre online e presencial

Os oito anos do gnration serão este ano celebrados com um programa online e presencial.


No programa online, o gnration informa que "convidou artistas com práticas distintas para levarem a cabo a direção de arte de um conjunto de quatro performances vídeo por músicos nacionais, todas filmadas à porta fechada e em diferentes locais do edifício do gnration".


Os bracarenses Ermo (performance) e Jonathan Uliel Saldanha (direção de arte), João Pais Filipe/Pedro Melo Alves (performance) e Rodrigo Areias (direção de arte), Susana Santos Silva (performance) e Inês D’Orey (direção de arte), e Gala Drop (performance) e Sara Graça (direção de arte) são os artistas em destaque.


Além das performances, e no online, o gnration vai apresentar um documentário sobre a iniciativa Trabalho da

Casa e um programa expositivo, perfilado nos espaços da galeria INL e galeria gnration, com uma conversa com a cineasta e artista visual Salomé Lamas, conduzida por Justin Jaeckle, programador do festival internacional de cinema Doclisboa, e um documentário que dará a conhecer mais sobre o projeto expositivo Invasor Abstracto do coletivo OSSO.


No programa presencial, o guitarrista Tó Trips apresentará Surdina, filme-concerto em colaboração com o cineasta Rodrigo Areias. 


Também no palco da blackbox, o coletivo Medusa Unit, apresentará um concerto que é parte integrante do projeto expositivo Invasor Abstracto. No mesmo dia, o mesmo coletivo ativará um conjunto de peças que compõem a exposição com o mesmo nome. 


Ainda na componente presencial do programa de celebração, músicos da cidade reúnem-se numa conversa para uma partilha de experiências sobre a participação no programa de apoio à criação artística local Trabalho da Casa. Já na manhã de sábado, circuito – Serviço Educativo da Braga Media Arts promove um workshop e uma visita guiada.

Deixa-nos uma mensagem