ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Academia 20.06.2022 07H54

Governo "acompanha" impacto da inflação nas universidades mas não confirma novos apoios

Escrito por Liliana Oliveira
Revisão do sistema de acesso ao Ensino Superior não deverá avançar antes do final de 2022.

O ministério do Ensino Superior garante que está a "acompanhar" o impacto da inflação nas universidades, mas não tem, para já, apoios previstos para fazer face aos custos acrescidos.

A informação foi avançada à RUM por fonte do gabinete de Elvira Fortunato, que lembra que esta é uma situação "transversal e que tem sido acompanhada, em diálogo com as Instituições de ensino Superior".


Depois das preocupações manifestadas pelo presidente da AAUMinho, Duarte Lopes, e pelo reitor Rui Vieira de Castro, face, por exemplo, ao possível aumento do preço de bens alimentares ou ao impacto da inflação na construção da residência universitária, a RUM pediu mais esclarecimentos ao ministério liderado por Elvira Fortunato, que apesar de estar a acompanhar a situação não confirma novos apoios às universidades para fazer face aos custos.


O ministério adianta ainda que a revisão do sistema de acesso ao Ensino Superior não deverá avançar antes do final de 2022. Neste momento, a preocupação é definir as normas para a fixação de vagas para o próximo ano letivo. Assim, o modelo de acesso será o mesmo de anos anteriores, que não sofre alterações há cerca de 18 anos. 

Deixa-nos uma mensagem