ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Redação

Nacional 31.12.2021 11H09

Governo aumenta valor das bolsas de estágio pagas pelo IEFP

Escrito por Redação
As bolsas para os níveis mais baixos de qualificação são aumentadas em 137 euros.

As bolsas de estágios pagas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) vão aumentar já a partir de 1 de janeiro, de acordo com uma portaria do secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, publicada esta sexta-feira em Diário da República.


"Procurando dar resposta a novos desempregados e em particular aos jovens e jovens adultos que foram desproporcionalmente afetados pelos efeitos da pandemia no mercado de trabalho, a presente portaria procede ao aprofundamento da política de aumento das bolsas de estágios apoiados, de modo a melhorar as condições dos estagiários e o estímulo a padrões mais favoráveis de entrada no mercado de trabalho", pode ler-se na portaria.


Assim, durante os estágios, os licenciados (nível 6 do Quadro Nacional de Qualificações) passam a ter direito a uma bolsa equivalente a 2 vezes o indexante de apoios sociais (IAS, que este ano é de 438,81 euros, mas em 2022 será de 443,2 euros), em vez dos atuais 1,8 IAS. Isso significa que a bolsa de estágio para licenciados passa dos atuais 789,86 euros por mês para 886,4 euros mensais.

Os diferentes graus de qualificações são também atualizados em alta, sendo garantido que o valor mínimo da bolsa de estágio (incluindo quem não tenha o ensino secundário) sobe de 1 para 1,3 IAS, ou seja, passa dos atuais 438,81 euros por mês para 576,16 euros mensais.


O valor máximo das bolsas de estágios é o aplicável a doutorados, e passa de 2,4 para 2,5 IAS, ou seja, a bolsa mensal sobe dos atuais 1.053 euros para 1.108 euros em 2022.


c/Expresso

Deixa-nos uma mensagem