ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

AvePark (Foto: CMG)
Elsa Moura

Regional 18.05.2021 10H20

Governo confirma instalação de supercomputador em Guimarães

Escrito por Elsa Moura
Instalação do supercomputador Deucalion em Guimarães, no AvePark, assim como a criação de uma comunidade de energia sustentável está confirmada depois de uma resolução do Conselho de Ministros.

O Governo confirmou oficialmente esta segunda-feira a instalação de um supercomputador no Avepark, em Guimarães.  A cidade berço passa ainda a integrar a Rede Nacional de Computação Avançada com um Centro Operacional para a monitorização e implementação da estratégia ACP.2030 no âmbito do envolvimento de Portugal nas iniciativas europeias em computação avançada.


Em janeiro, em entrevista à RUM, o diretor do Minho Advanced Computing Center (MACC) manifestou a ambição em que o Deucalion, supercomputador 10 vezes mais potente que o Bob, seja o computador mais verde da Europa. O objetivo poderá ser alargado a todo o MACC.


Rui Oliveira tem trabalhado na possibilidade de construir um Living Lab energético, que tem como meta que pelo menos o Deucalion "nunca venha a usar qualquer fonte fóssil de energia". "Queríamos que fosse desde o primeiro dia o computador mais verde da Europa", declarou, em janeiro passado aos microfones da RUM.


O Deucalion pesa 26 toneladas e está previsto que consuma cerca de 1,7 MegaWatts. Tem uma capacidade de processamento de 10 PetaFlops, ou seja, consegue executar 10 mil biliões de instruções por segundo.

A nova máquina foi financiada através de fundo europeus, no âmbito do programa Euro-HPC, da UE.


Na RUM, o responsável confessou que "serão meses de sprint", visto que existe um compromisso de Portugal com a União Europeia, que exige que o Deucalion comece a prestar serviço à comunidade até ao final de 2021.


O MACC - Minho Advanced Computing Center – foi criado em 2017. Trata-se de uma infraestrutura nacional, sendo que a sua criação e operação assenta num protocolo com a Universidade do Minho.


No contexto ibérico, está previsto a concertação de iniciativas entre Portugal e Espanha no panorama europeu de supercomputação na sequência da a instalação e operação de dois supercomputadores: o Deucalion, uma máquina de petaescala, a ser instalada no AvePark (Guimarães) e o MareNostrum 5 que fica alojada no BSC-CNS (Barcelona Supercomputing Center — Centro Nacional de Supercomputación).


c/Vanessa Batista

Deixa-nos uma mensagem