ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CMB
Redação

Regional 05.08.2023 23H42

Governo estuda cedência de terreno para parque das Sete Fontes

Escrito por Redação
Reivindicação do município de Braga para ajudar a concretizar o parque Ecomonumental das Sete Fontes vai ser analisada por equipa de trabalho no Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde constituiu um grupo de trabalho para analisar a viabilidade da cedência temporária de uma parcela de terrenos, com 11,3 hectares, adjacente ao Hospital de Braga, para o projeto municipal de criação do “Ecoparque das Sete Fontes”.


A notícia é avançada este sábado pelo JN com base no despacho assinado pelo ministro Manuel Pizarro. O texto publicado em Diário da República refere que a Câmara, em março de 2020, propôs à Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), a cedência temporária da parcela e anota que, “não sendo previsível que, num horizonte temporal razoável, esse terreno seja necessário para a ampliação do hospital, não parece haver objeção definitiva a que o Ministério possa anuir a essa pretensão”.

Mas, acrescenta: “Há, no entanto, que acautelar que esse entendimento é partilhado pelas entidades envolvidas e que assegurar o interesse público, tendo em conta que se trata de terreno que veio à posse do Estado para a construção do novo Hospital da cidade”.


O despacho refere, ainda, que o grupo produzirá um relatório sobre os seguintes aspetos: definição do âmbito da proposta; enquadramento factual e jurídico; qualificação e quantificação dos encargos para o ministério; vantagem funcional para o hospital e impacto no seu funcionamento; avaliação do impacto da medida pela Escala Braga -Sociedade Gestora do Estabelecimento, SA, enquanto sociedade gestora do edifício, e salvaguarda do interesse público.


Recorda-se que estão previstos 30 hectares de parque verde público, 30 de área florestal privada e outros 30 de área urbana com a criação de praças, edificações e vias de circulação.

Esta abertura do governo é saudade pelo município. Ricardo Rio foi ao longo do tempo defendendo a cedência por considerar que não estará tão cedo prevista uma expansão do Hospital de Braga que exigisse a utilização daqueles terrenos. Recorda-se que uma das promessas eleitorais da coligação Juntos por Braga é a aquisição de todos os terrenos necessários tendo em vista o arranjo daquela zona verde para a abertura ao público enquanto Parque Ecomonumental das Sete Fontes, ainda que boa parte do espaço possa ser explorada pela população.


C/JN

Deixa-nos uma mensagem