ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Regional 31.03.2023 17H49

Governo identifica 99 edifícios devolutos em Famalicão

Escrito por Liliana Oliveira
Braga não consta na lista apresentada esta quinta-feira pelo Governo, mas Ricardo Rio diz que há  pelo menos 130 edifícios devolutos no centro histórico da cidade.

Dos quase 11 mil prédios devolutos divulgados, esta quinta-feira pelo Governo, 99 localizam-se em Vila Nova de Famalicão. Recordo que, desde 2019, para acautelar a segurança e a vitalidade do centro urbano de Vila Nova de Famalicão, a Câmara Municipal decidiu aplicar o agravamento de Imposto Municipal de Imóveis (IMI), possibilitado pela nova legislação em vigor.


A lista só tem 35 concelhos, quando existem em todo o país 308. Segundo o primeiro-ministro, esta lista parcial decorre do facto de muito municípios nunca terem feito a listagem de prédios devolutos.


Contactado pela RUM, o autarca de Braga, Ricardo Rio, não entende a justificação apresentada pelo chefe do Governo, uma vez que o município comunica, anualmente, o número de prédios que não reúnem condições de habitabilidade, sendo que, só no centro histórico, existem 130. 

Deixa-nos uma mensagem