ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

© Global Imagens
Redação

Nacional 15.04.2021 17H32

Apoios sociais. Governo pede ao TC fiscalização sucessiva dos três diplomas

Escrito por Redação
Em causa estão os diplomas que alteram apoios sociais, aprovados no Parlamento e promulgados pelo Presidente da República: o apoio extraordinário à redução da atividade para trabalhadores independentes, empresários em nome individual e sócios-gerentes, o apoio excecional à família devido ao encerramento das escolas e mecanismos excecionais de gestão de profissionais de saúde.

(Em atualização)


Deu entrada no Tribunal Constitucional um pedido do primeiro-ministro, António Costa, de fiscalização abstrata sucessiva da constitucionalidade de normas da Lei n.º 16/2021, de 7 de abril, relativa a medidas de apoio no âmbito da suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais, e da Lei n.º 15/2021, de 7 de abril, relativa aos mecanismos de apoio no âmbito do estado de emergência.

A notícia está a ser avançada pela RTP.


Em causa  estão os diplomas que alteram apoios sociais, aprovados no Parlamento e promulgados pelo Presidente da República: o apoio extraordinário à redução da atividade para trabalhadores independentes, empresários em nome individual e sócios-gerentes, o apoio excecional à família devido ao encerramento das escolas e mecanismos excecionais de gestão de profissionais de saúde.


As alterações foram aprovadas, com o voto contra do PS nos alargamentos dos apoios económicos e na saúde, e a abstenção no das famílias, e promulgadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em 28 de março.

Três dias depois, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou a intenção de enviar os diplomas para o Tribunal Constitucional para fiscalização sucessiva, por violarem a lei travão do Orçamento do Estado por aumentarem o limite da despesa.


"Entendo ser meu dever solicitar ao Tribunal Constitucional a apreciação das normas aprovadas pela Assembleia da República que considero inconstitucionais. Trata-se do exercício normal das minhas competências, no quadro do princípio da separação e interdependência de poderes consagrado na Constituição, ou seja, como muito bem sintetizou o senhor Presidente da República: É a Democracia e o Estado de Direito a funcionarem", sustentou o chefe do Governo, acrescentando que se estes diplomas forem para a frente abrir-se-á "um precedente perigoso".


c/ RTP

Deixa-nos uma mensagem