ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Momento de formalização do protocolo no Hotel João Paulo II. (FOTO: ELSA MOURA/RUM)             
Elsa Moura

Regional 03.08.2017 18H17

Grupo internacional Vatel instala escola-hotel em Braga

Escrito por Elsa Moura
Formação no acolhimento na área da saúde é a prioridade. Primeira pré-formação arranca em Janeiro de 2018 no Hotel João Paulo II, Sameiro.


O Hotel João Paulo II, no Sameiro, Braga vai passar a oferecer a componente de escola-hotel já a partir de Janeiro de 2018. O objectivo é especializar jovens na gestão hoteleira e hospitalidade. O projecto nasce da parceria entre os hóteis do Bom Jesus, a CESPU (Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário e o grupo francês Vatel. 

O protocolo de parceria entre os Hotéis do Bom Jesus, a CESPU e a Vatel, para o desenvolvimento de formação pós-graduada em Hotelaria foi assinado esta tarde no Hotel João Paulo II.


O grupo Vatel instala-se assim em Portugal, através da Escola Vatel de Braga. No Sameiro, o curso será dirigido por Rui Lima. O arranque dar-se-à com um curso de formação pré-graduada, mas o objectivo passa por chegar aos cursos universitários através de um crescimento sustentado.


A primeira turma, com 25 alunos, começará em Janeiro de 2018 e será constituida por pessoas com conhecimento e formação na área que chegam para uma nova formação de dois anos que dará acesso ao certificado Vatel. A internacionalização é outra das caracecterísticas do grupo Vatel que promove o intercâmbio de formandos ao longo do seu percurso com o objectivo de reforçar conhecimentos em diferentes domínios. Em Braga, tal como acontece noutros países, a formação será intercalada entre teoria e prática e os formandos terão a oportunidade de aprender e, numa primeira fase, colocar à prova os seus conhecimentos na rede de hotéis do Bom Jesus. O curso será aberto a portugueses e estrangeiros e o início das inscrições está agendado para Outubro deste ano.


"A formação em ambiente real de trabalho é um dos objectivos pretendidos", segundo o presidente do CESPU, Almeida Dias que considera que "Braga tem estruturas preparadas para acolher este projecto internacional". Dentro de dois a três anos "pretende-se atrair estrangeiros e fazer cursos de gestão hoteleira relacionada com a saúde", acrescentou.


Segundo Rui Lima, responsável por dirigir o processo de formação inicial, o caminho a seguir na área do turismo aponta para a hotelaria de saúde, sendo por isso esse o foco desta parceria.


Do lado da Igreja de Braga, o Arcebispo D. Jorge Ortiga referiu a vitalidade do projecto, as características do espaço escolhido e a dedicação e abertura da Igreja de Braga para novas apostas que permitam uma melhoria da qualidade de vida das pessoas da região, recordando que o crescimento do turismo no país obriga a uma outra responsabilidade dos seus estabelecimentos e profissionais.


A assistir à assinatura do protocolo esteve o presidente da Câmara Municipal de Braga. Ricardo Rio reconheceu a "satisfação" da autarquia pela aposta das diferentes entidades, referindo que se trata de "um sector fundamental que carece de uma abordagem sustentável". Considerando que "é preciso qualificar os recursos humanos no sector, o autarca bracarense disse ainda que "apostar na formação no acolhimento na área da saúde  é promissor".


O autarca afirmou também que "é dos sectores que mais pode crescer nesta região dadas as suas características", desvendando que estarão para surgir "projectos na área" que no futuro "poderão ser os primeiros a absorver os formandos da Escola Vatel de Braga".


Existem escolas Vatel espalhadas por dezenas de países do mundo. A principal característica passa por aliar a formação à prática, formando futuros gestores operacionais e executivos nas áreas de hospitalidade e turismo. A instalação da primeira escola em Braga será então na cidade de Braga, numa parceria do grupo Vatel com os hotéis do Bom Jesus, CESPU, e Universidade Privada de Marraquexe. A escola hotel cuja primeira formação arrancará em Janeiro de 2018 será precisamente no hotel João Paulo II, localizado no Sameiro.

Deixa-nos uma mensagem