Guimarães pode ser entrave à candidatura de Braga Capital da Cultura

Guimarães Capital Europeia da Cultura (CEC) 2012 pode ser um obstáculo à candidatura de Braga para CEC em 2027. A garantia foi deixada ontem pela coordenadora da candidatura bracarense, Joana Meneses Fernandes, à margem da apresentação da Estratégia 20-30.

“Braga tem o constrangimento de estar ao lado de Guimarães. [A proximidade geográfica] não é um critério de selecção mas pode ser tida em conta no momento de decisão”, justificou.

Aveiro, Coimbra ou Faro são algumas das cidades que já manifestaram o desejo de ter o título de CEC em 2027, ano em que Portugal foi o país escolhido, a par da Letónia, para escolher uma cidade. Joana Meneses Fernandes considerou que Braga tem a vantagem de ter um território mais coeso em relação às cidades que vão apresentar candidatura.

“A particularidade deste processo de candidatura é que cada cidade tem de fazer um caminho relacionado com a forma como o  território se apresenta. Há cidades que estão a liderar processos de candidatura que, na verdade, são um conjunto de diferentes concelhos. Do ponto de vista geógrafico, é muito mais exigente o processo dessas cidades do que no caso de Braga”, esclareceu.

Apesar da candidatura, a responsável garantiu que a atribuição do desígnio de Braga CEC não será determinante para a estratégia do município na área cultural para os próximos dez anos. “A estratégia é maior que a candidatura e sobrevive caso o título seja atribuído ou não”.


O processo de candidaturas deverá ser aberto até ao final deste ano pelo Ministério da Cultura. A avaliação dos candidatos será feita por um painel de jurados, de entre as várias instâncias europeias, da qual sairá uma ‘short list’ de três candidatos.

A partir desse momento, os candidatos escolhidos terão cerca de um ano para prepararem melhor a sua candidatura, de acordo com as recomendações do painel, e daqui sairá então o vencedor. De acordo com a decisão do Parlamento Europeu e do Conselho, publicada no Jornal Oficial da União Europeia, a atribuição do título deverá basear-se num programa cultural com uma dimensão europeia forte.

No passado, Portugal recebeu o título três vezes, pela cidade de Lisboa, em 1994, do Porto, em 2001, e de Guimarães, em 2012.

Partilhe esta notícia
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv