Regional 09.02.2023 15H18
Guimarães já prepara PDM para acolher metro ligeiro de superfície
Trabalho de verificação já começou, garantiu esta quinta-feira o autarca Domingos Bragança, em sede de reunião de executivo.
A Câmara Municipal de Guimarães já começou a trabalhar, em sede de PDM, o canal por onde vai passar o metro ligeiro de superfície que fará a ligação a Braga, mas que se pretende que chegue também às cidades de Famalicão e Barcelos.
A confirmação foi adiantada esta quinta-feira, no final da reunião de executivo, pelo autarca Domingos Bragança. aos jornalistas, o socialista confirmou que a ligação por metro ligeiro de superfície é "consensual" entre o poder político local e central e disse também que a ligação ferroviária pesada teria um custo de mil milhões de euros. "Vamos avançar para o projeto desta ligação Guimarães - Braga, por sítio próprio. Neste momento já está a trabalhar e definir, em termos concretos, o canal por onde vai passar este metro. É um trabalho fundamental, porque sem PDM aprovado, estamos a trabalhar em coisas abstratas, e este metro terá que passar pelo território", sublinhou.
A ligação ferroviária pesada estará, por isso, completamente descartada pelo governo. Domingos Bragança reafirma a ideia de consenso nesta solução. "Sou favorável ao metro ligeiro de superfície em lugar do metrobus. Começamos pela via própria, e essa estrutura, tanto responde ao metrobus, como ao metro ligeiro de superfície. Começa a haver consenso, quer pela câmara de Guimarães, quer pela câmara de Braga e quer pelo governo. Estamos no bom caminho", acrescentou.
Ora, em sede de reunião de executivo, a coligação Juntos por Guimarães, na voz do vereador Ricardo Araújo, acusou os socialistas de "inação" em matéria de mobilidade. "São reuniões, estudos para aqui e estudos para ali e Guimarães não tem projetos definidos e financiados. É um problema que nos preocupa imenso", avisou, notando que no caso de Braga, aquele município garantiu 100Milhões de Euros, em sede de PRR, para a instalação do BRT na cidade.
Ainda esta quinta-feira, em declarações ao Porto Canal, o autarca bracarense, Ricardo Rio, sublinhou a necessidade da referida ligação por metro de superfície, criticando os sucessivos governos por não realizarem estudos rigorosos para a execução desses projetos. Nesta medida, o social democrata disse mesmo que esta ligação entre Braga e Guimarães "está a caminhar a passos largos para ser uma espécie de aerporto de Lisboa do Norte".
Em atualização