ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Regional 25.06.2024 14H26

Guimarães quer 900 anos da Batalha de S. Mamede celebrados a nível nacional

Escrito por Vanessa Batista
No próximo ano letivo, o IPCA vai passar a contar com uma licenciatura em Desporto, na cidade de Guimarães. O anúncio foi feito pelo presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança.

Em 2028 serão celebrados os 900 anos da Batalha de S. Mamede. O presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, espera que o país assinale a data apelando, uma vez mais, para que o Dia Um de Portugal seja considerado feriado nacional.


Recorde-se que a autarquia criou uma comissão que está encarregue de preparar um programa para que a data seja "condignamente assinalada”.


O edil fala num momento de "superação coletiva e de vontade de mudança" que marca a fundação de Portugal. "É um orgulho que partilhamos e que queremos que seja celebrado em todo o país, no Dia Um de Portugal", declara.


Num discurso em que fez o equilíbrio entre o passado, presente e futuro da região, o edil anunciou que o IPCA vai passar a contar com uma licenciatura em Desporto, no próximo ano letivo. Além desta nova oferta educativa, estará para breve também o arranque da futura Escola Hotel da mesma instituição.


A cerimónia contou com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, que frisou a necessidade de os portugueses se inspirarem nas conquistas do passado e refletirem sobre o seu lugar no mundo.


"Os portugueses deixaram de conseguir pensar em projetos com efeito a 20 ou 30 anos", defende. 


O Ministro defende que o caminho português será de sucesso caso exista um maior investimento na educação, ciência e inovação, mas também numa grande articulação com a sociedade civil e o Estado.


O Município entregou, esta segunda-feira, a medalha de Honra da Cidade à Escola de Engenharia da UMinho, ao jornal O Comércio de Guimarães e ao Exército português. A sessão solene que assinalou o 24 de junho de 1128, ficou marcada ainda pela atribuição da Medalha de Mérito Social à Irmandade de São Torcato e a Manuel Roriz Mendes; Medalha de Mérito Científico ao professor da UMinho Paulo Novais; Medalha de Mérito Cultural a Rodrigo Areias, Medalhas de Mérito Desportivo a Dulce Félix e Rui Bragança e, por último, a Medalha de Mérito Empresarial a Cristina Vaz.

Deixa-nos uma mensagem