ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Vanessa Batista / RUM
Vanessa Batista

Academia 22.11.2021 20H36

Dádivas de Sangue. 92 "Heróis de Capa Negra" fizeram a diferença

Escrito por Vanessa Batista
Dádivas de Sangue, iniciativa da Associação Académica da Universidade do Minho, estão de regresso até esta quarta-feira, 24 de novembro, aos campi da UMinho.
A RUM conversou com alguns participantes que adiantaram os motivos que os levaram a fazer parte desta campanha solidária.

false / 0:00

As Dádivas de Sangue estão de regresso, até quarta-feira, 24 de novembro, aos campi da Universidade do Minho. No primeiro dia da iniciativa solidária, organizada pela Associação Académica, que desafia "Heróis de Capa Negra" a dar "vida", foram 142 os inscritos, sendo que 92 fizeram doações, um dos casos para medula óssea.


Mariana Monteiro, vice-presidente do Departamento Social da AAUMinho, acredita que esta campanha pode superar os números de maio onde foram conseguidas cerca de 300 doações. A responsável sublinha que pelo facto desta ação decorrer dentro dos campi facilita a participação de mais alunos, muitos deles pela primeira vez.

A vice-presidente acredita que nesta edição a UMinho irá regressar aos rankings de instituições de ensino superior com mais dadores inscritos, posto que ocupou em 2016.


A campanha é aberta a estudantes, docentes, técnicos, administrativos e de gestão assim como a membros externos à academia.


Os voluntários devem ter pelo menos 50 quilos, fazer-se acompanhar do seu cartão de cidadão para preencher um inquérito sobre saúde e deslocações que tenham feito para fora do país. No local, todos têm direito a um pequeno almoço / lanche gratuito. De acordo com a enfermeira Paula Mesquita, os jovens estão cada vez mais conscientes das necessidades e percebem a relevância de contribuir para a saúde global. "O" negativo é o tipo de sangue mais procurado.


As Dádivas de Sangue estão a decorrer até esta terça-feira no campus de Gualtar, mais concretamente, no Pavilhão Desportivo. Já na quarta-feira, a iniciativa viaja até à sede da AAUMinho, em Azurém, Guimarães. O horário de funcionamento é entre as 9h30 e as 18h00.

Deixa-nos uma mensagem