Nacional 13.03.2025 16H04
"Hoje o país perdeu um verdadeiro príncipe da política". Hugo Soares recorda Miguel Macedo
Na Assembleia da República, todas as bancadas expressaram condolências ao antigo ministro da Administração Interna.
“A intervenção mais difícil que farei num plenário da Assembleia da República”. Foi assim que o líder da bancada parlamentar do PSD, Hugo Soares, deu início ao seu discurso sobre a morte de Miguel Macedo. O social democrata bracarense faleceu hoje aos 65 anos. Foi encontrado sem vida em casa, esta manhã. Tudo aponta para a hipótese de ataque cardíaco.
Para o bracarense, o país perdeu “um verdadeiro príncipe da política”. "Alguém de uma integridade à prova de bala, de uma lealdade no combate político como era rara, de uma competência em tudo que punha que era absolutamente ímpar. Nunca se escondeu atrás de ninguém no combate, na vida, nas opções políticas e pessoais que fez", notou.
"Não sei se o Miguel teria muita gente para escolher, para fazer esta intervenção num momento como este. Mas tenho a certeza, e permitam-me que vos diga, que de alguns que ele pudesse escolher, ele gostava muito que fosse o 'puto', como ele me sempre chamou, a poder fazê-la", admitiu Hugo Soares.
"O país perdeu um dos seus melhores, o PSD perdeu um dos seus grandes, eu perdi o grande", concluiu com dificuldade, visivelmente emocionado.