ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Cultura 26.02.2021 13H37

Homenagens a Luís Sepúlveda marcam arranque do Correntes D'Escritas

Escrito por Liliana Oliveira
Presidente da República e ministra da Cultura juntam-se à homenagem ao escritor chileno, falecido em 2020, e deixam vários elogios ao festival literário da Póvoa de Varzim.
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da Républica, Graça Fonseca, ministra da Cultura, Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, e Luís Diamantino, vereador da Cultura

false / 0:00

Arrancou esta sexta-feira, o festival literário Correntes d'Escritas, totalmente 'online', um formato inédito e reduzido, que conta com a participação de mais de 150 convidados e iniciativas de homenagem a Luís Sepúlveda.

O escritor chileno morreu em abril do ano passado, vítima de covid-19, pouco tempo depois de ter participado no Correntes d'Escritas, na Póvoa de Varzim. 


A iniciativa promovida pela Câmara Municipal quis prestar homenagem a Sepúlveda, dedicando a revista literária do certame, que completa 20 números, ao escritor, e onde é abordado o seu espetro profissional e pessoal. O vereador da Cultura Luís Diamantino recordou que o festival homenageia sempre diferentes escritores e este ano "todos os que participaram na revista" fizeram-no com "um abraço profundo à literatura e a Luís Sepúlveda". 


A companheira de Sepúlveda agradeceu a homenagem "ao seu companheiro de vida" e também ela lhe prestou tributo lendo um dos seus poemas. 


Também o presidente da autarquia, Aires Pereira, homenageou o escritor chileno, que diz ser "um dos grandes ficcionistas do nosso tempo", Mas também Rúben Fonseca, " o homem para quem não havia palavras proibidas", e Eduardo Lourenço, "um dos mais respeitados pensadores europeus", mereceram o reconhecimento do autarca. "Não podemos contar com três bravos soldados da palavra, Sepúlveda e Rúben, na liberdade criadora da ficção, e Lourenço, na interpretação analítica da realidade, fizeram sublime uso da palavra. São os grandes ausentes, presentes, nesta 22.ª ediçao do Correntes D'Escritas", finalizou.


Marcelo Rebelo de Sousa elogiou a "persistência e resistência" do evento, considerando que"só assim se explica que um festival literário consiga chegar à 22.ª edição com a mesma dinâmica de sempre".

Também o chefe de Estado lembrou Sepúlveda, "um escritor amigo do festival,  de Portugal e dos portugueses", a quem a homenagem "é um justo tributo". A ministra da Cultura não deixou passar em branco o reconhecimento ao escritor chileno, que considera "extraordinário e um amigo de Portugal".


"Penso este festival em termos de futuro"


O Presidente da República manifestou ainda o desejo de que "o reencontro à maneira antiga e futura esteja para breve", garantindo que no próximo ano marcará presença no festival, adiantando até que já tem "ideia do formato". "Penso este festival em termos de futuro", finalizou. 


Na sua intervenção, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, realçou as medidas de relevo que o Governo "irá implementar, nas próximas semanas, nas mais diversas áreas da Cultura, em particular na área do livro". Os apoios, esclareceu, podem ser "transversais, através dos programas "Garantir Cultura", ou medidas específicas para o setor do livro, tendo como objetivo atenuar os efeitos da pandemia, estimular a atividade autoral, livreira e editorial e promovendo a criação literária, a circulação de obras, a atualização das coleções das bibliotecas públicas municipais e a salvaguarda do mercado livreiro em Portugal", esclareceu.


Graça Fonseca reconhece que o festival literário da Póvoa de Varzim "nunca adormeceu nos ganhos de ontem". "Aqui, celebra-se a palavra contra o analfabetismo agressivo, abre-se um espaço para ouvir os outros contra o radicalismo surdo. Aqui, fez-se, faz-se e continuará a fazer-se Cultura", finalizou.


Maria Teresa Horta foi a vencedora do Prémio Literário Casino da Póvoa – Correntes D’Escritas. O encontro, que reúne anualmente escritores de expressão ibérica na Póvoa de Varzim, decorre entre hoje e amanhã, com um programa mais concentrado, mas em que participam 154 convidados, sendo que 100 serão autores, que vão protagonizar várias iniciativas de homenagem a Luís Sepúlveda. As mesas de conversa terão como ponto de partida o seu trabalho.

Deixa-nos uma mensagem