ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Regional 26.08.2025 13H03

Hospital de Braga não está a assegurar todos os serviços da Via Verde AVC

Escrito por Liliana Oliveira
O horário da intervenção de Neurorradiologia para realização de trombectomias foi reduzido, passando a estar disponível apenas entre as 8h00 e as 20h00 (anteriormente o serviço era disponibilizado até às 24h00).

O Hospital de Braga não está a assegurar todos os serviços da Via Verde AVC, desde 15 maio. O horário da intervenção de Neurorradiologia para realização de trombectomias - procedimento para remover coágulos que bloqueiam um vaso sanguíneo no cérebro - foi reduzido, passando a estar disponível apenas entre as 8h00 e as 20h00 (anteriormente o serviço era disponibilizado até às 24h00). A unidade hospitalar garante ainda que “a mudança foi devidamente comunicada ao CODU/INEM e aos responsáveis da Via Verde AVC dos hospitais da região Norte”, nomeadamente Hospital de São João e o Hospital de Gaia.


Em causa está, segundo fonte do Hospital de Braga, “a indisponibilidade dos Médicos Neurorradiologistas para assegurarem atividade em regime de prevenção noturna”. Segundo informação apurada pela Universitária, mantém-se operacional 24 horas por dia, a equipa médica de Neurologia, Imagiologia (TAC) e possibilidade de administração de terapêutica trombolítica em permanência.

Segundo a SIC, em causa, está uma portaria do Governo que o Conselho de Administração não quis aplicar e que atualizava os processos e remunerações dos neurorradiologistas.


A administração diz ainda que estão a ser cumpridas as condições remuneratórias previstas, com retroativos a janeiro deste ano, aguardando por indicações superiores quanto ao pagamento por prevenção. “Apesar de a ULS Braga estar a cumprir, à data, as condições remuneratórias previstas na Portaria n.º 355/2024/1, os Médicos de Neurorradiologia de intervenção ainda não manifestaram disponibilidade para retomar a atividade em regime de prevenção. Neste contexto, o Conselho de Administração mantém-se empenhado na procura de soluções que permitam restabelecer a resposta assistencial no período noturno, salvaguardando a continuidade e qualidade dos cuidados prestados”, pode ler-se na nota enviada à RUM.


Além disso, a ULS Braga garante que “está a desenvolver diligências para restabelecer o alargamento do horário de intervenção, designadamente através do reforço da equipa de Neurorradiologia”.

Deixa-nos uma mensagem