Academia 19.04.2023 20H45
Imposição de insígnias divide-se por Parque da Ponte, Sameiro e Jardins da Lola
A iniciativa realiza-se no dia 6 de maio.
A imposição de insígnias para parte dos estudantes da Universidade do Minho vai mudar de local. As novidades relativas à cerimónia foram reveladas pela vice-presidente do departamento Cultural e Tradições Académicas na conferência de imprensa de apresentação do Enterro da Gata.
A iniciativa acontece no dia 6 de maio, um sábado. Para os alunos que estudam em Guimarães mantêm-se os Jardins da Lola, às 09h30, enquanto os de Braga serão divididos por dois sítios: Parque da Ponte, às 09h30, e Santuário do Sameiro, às 14h, onde decorre também a missa de finalistas, às 17h30. No ano passado, em solo bracarense, decorreu no Estádio 1º de Maio.
Até ao momento inscreveram-se 2.500 alunos para a imposição e 2.000 para a missa. De acordo com Matilde Vilaça, o objetivo da alteração prende-se com a necessidade de “agilizar e melhorar as condições logísticas da atividade”, atendendo ao “crescimento do número de estudantes da Universidade do Minho verificado nos últimos anos”.
Quanto ao tradicional cortejo, no centro de Braga, realiza-se no dia 10, uma quarta-feira. Uma das novidades é a introdução do ‘Cortejo dos Pequeninos’, dedicado a crianças finalistas dos jardins de infância e das escolas primárias de Braga e Guimarães. A data e o local ainda estão por definir.