Cultura 20.01.2025 11H01
Indie Talents abre 1.ª edição no Café Concerto RUM by Mavy
Evento acontece dia 24 de janeiro, sexta-feira, a partir dad 22h00.
O Indie Talents, iniciativa dedicada a promover a criatividade e o talento emergente, dá início à sua primeira edição em Braga, no dia 24 de janeiro, no Café Concerto RUM by Mavy, com um evento que celebra a música e apoia o desenvolvimento de novos artistas.
À RUM, um dos organizadores da iniciativa e do Indie Music Fest, Tiago Nalha, conta que esta iniciativa surge com objetivo de "ouvir com mais atenção bandas que estão a começar e, quem sabe, um dia poderão estar noutro patamar".
"Somos, como qualquer outro evento, festival ou casa de cultura, bombardeados com uma série de bandas e projetos com a tentativa de fazerem parte da programação. Como muitas das vezes deixávamos escapar algumas coisas ou não ouvíamos tudo, achamos que devíamos dar oportunidade a nós próprios, e às bandas que tentavam falar connosco, de as ouvirmos, e podermos fazer uma triagem e, efetivamente, vermos o que é que realmente era a roupagem sónica que o festival procurava", explica.
"Tentarmos dar palco, condições e envolver as bandas num evento do festival. Também é bom para as bandas que já estão a começar, que já têm alguns concertos dados mas que ainda não têm assim grande destaque ou oportunidades. Nós podermos dar esta pequena rampa à banda", acrescenta.
A partir das 22h00, o público poderá assistir aos concertos de quatro artistas emergentes que terão a oportunidade de apresentar o seu trabalho e conquistar novos públicos. Em pequenas atuações, primeiro atua Caravana, seguido por Jacaréu (22h30), Lau Slater (23h01) e Theo (23h30).
Depois de Braga, o Indie Talents ruma ao Porto, no dia 8 de fevereiro, no Ferro Bar. De seguida, seguem para a capital, no Music Box, no dia 21 do mesmo mês. Já em abril, no dia 8, vão estar no Texas Club, em Leiria. As bandas vencedoras de cada cidade irão disputar a grande final no Centro Cultural de Paredes, com capacidade para 2.000 pessoas.
Com um custo simbólico de cinco euros, a entrada no evento vai ser totalmente revertida como incentivo à produção artística.