ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Tiago Barquinha

Academia 21.11.2022 11H42

Inês Castro candidata-se à presidência da AAUMinho

Escrito por Tiago Barquinha
A porta-voz do movimento 'Onde está a ação social?' enfrenta Margarida Isaías.
As declarações de Inês Castro.

false / 0:00

Inês Castro vai concorrer à presidência da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho). O anúncio foi feito à RUM, este domingo, um dia depois de formalizar essa intenção junto da Comissão Eleitoral, ou seja, na data limite.


Assente em três pilares - unir, lutar e mudar -, a estudante do terceiro ano de Línguas e Literaturas Europeias candidata-se com o objetivo de "aproximar a direção dos alunos". "Queremos uma grande união entre os estudantes da academia, estar com eles na luta e ouvir os seus problemas", desenvolve.


A lista conta com "muita gente" que organizou a concentração 'Onde está a ação social?'. A porta-voz do movimento realça que esse é um dos temas que mais a preocupa, alertando para as consequências da inflação, do congelamento do valor das propinas e da falta de camas em residências públicas, conjugadas com "o subfinanciamento da Universidade do Minho".


Até agora, Cacilda Moura, no início dos anos 80, foi a única mulher a liderar a AAUMinho. A segunda será em 2023, já que a outra candidata é Margarida Isaías, atual presidente adjunta interna. Inês Castro olha para esse cenário de forma "positiva", referindo ser "ótimo ver as mulheres a levar este tipo de movimentos mais à frente".


O período de campanha acontece entre 29 de novembro e 4 de dezembro. Termina dois antes das eleições, que, pelo terceiro ano consecutivo, se realizam através da plataforma eVotUM.

Deixa-nos uma mensagem