ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

INL OPEN DAY 2023
Elsa Moura

Regional 10.05.2024 07H00

INL volta a abrir as portas à sociedade civil para mostrar o que por lá se faz

Escrito por Elsa Moura
A inscrição prévia é obrigatória. Há 1200 vagas divididas por diferentes grupos ao longo de todo o dia.
Catarina Moura, da equipa de comunicação científica do INL, esteve à conversa com a RUM sobre a edição deste ano do Dia Aberto

false / 0:00

No próximo dia 18 de maio, sábado, o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga, abre as suas portas com o objetivo de aproximar a sociedade do mundo da investigação que acontece diariamente com o contributo de cerca de 400 pessoas, oriundas de diferentes países do Mundo. 


Uma tour interativa, atividades dedicadas a crianças promovendo o contacto com a ciência e tecnologia, música e jogos tradicionais são alguns dos momentos previstos no programa de 2024 que acontece mais cedo que o habitual e que este ano poderá acolher um máximo de 1200 participantes.


À conversa com a RUM, Catarina Moura, do INL, lança algumas pistas sobre o que está pensado. "A super novidade é um painel interativo para receber as pessoas e tentarem perceber a multiculturalidade dos trabalhadores e investigadores do INL. Vão ter oportunidade de saber mais sobre o que é uma sala limpa, o que se faz no laboratório, como é que as pessoas se vestem para poder fazer os dispositivos e os sensores de nanotecnologia. Vão ter também a oportunidade de explorar todo o percurso que um cientista normalmente faz", resume.


À espera de voltar a bater o recorde de inscrições [agora mais 200 que no ano anterior], tal como em 2023, a organização conta com uma centena de colaboradores, entre os quais investigadores, para uma verdadeira tour ao equipamento inaugurado em julho de 2009, que começou de uma parceria entre os governos de Portugal e Espanha.


Desde agosto de 2023 que a responsabilidade máxima do INL passou para a investigadora Clivia Sotomayor Torres, natural do Chile.

Deixa-nos uma mensagem